Rio de Janeiro

direitos

Detran-RJ realiza mutirão para emissão de documentos de identidade neste sábado (16)

Ação acontece nos postos de todo o estado com agendamento prévio pelo site ou telefone

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem o CPF como número único de identificação - DETRAN RJ / Agência Brasil

No próximo sábado (16), o Detran-RJ realiza um mutirão de atendimento para emissão de documentos de identidade. A data marca o Dia Internacional da Identidade, o "IdDay" (sigla em inglês), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover, até 2030, identidade legal para todos. 

Leia mais: 

A ação acontece nos postos do Detran-RJ em todo o estado. Para participar é necessário agendar o atendimento até a próxima sexta-feira (15) pelo site do departamento ou no tele atendimento nos números (21) 3460-4040, (21) 3460-4041 ou (21) 3460-4042, das 6h às 21h. Serão disponibilizadas 1.950 vagas.

Para emitir o documento no mutirão é preciso levar a certidão de nascimento e o CPF. O atendimento será realizado entre as 8h e 16h.

Direito cidadão

Dados do Documenta Rio, ligado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio, apontam que, entre janeiro e junho deste ano, 367 pessoas emitiram o documento pela primeira vez.

Segundo o IBGE, com base no censo de 2019, há sub-registro em todo o estado. Os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé e Lage do Muriaé são os cinco onde há o maior número de pessoas sem o documento. 

O presidente do Detran-RJ, Marcus Amim, ressalta o caráter social da ação. "Através do serviço de emissão de carteiras de identidade civil, por seu caráter social, vamos facilitar o acesso à documentação civil, que é um direito essencial do cidadão. Assumimos o compromisso de sermos aliados no combate ao sub-registro", disse.

O Detran RJ emite o documento de identidade para recém nascidos em 15 maternidades do estado do Rio. Até julho deste ano foram emitidas 10.172 carteiras, sendo que deste total estavam 60 mães e 37 pais que tiraram a primeira via do documento.

Edição: Clívia Mesquita