DE OLHO

Programa para ampliar acesso a alimentos in natura e minimamente processados pode ser implantado no Rio

O projeto de lei, chamado programa “Oásis Alimentar”, é de autoria da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O programa também prevê o fomento à criação de hortas comunitárias - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) um projeto de lei que pretende levar alimentos in natura ou minimamente processados às áreas urbanas onde o acesso a tais produtos alimentares é escasso ou impossível.

O projeto de lei 255/23, chamado programa “Oásis Alimentar”, é de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB) e foi aprovado em primeira discussão na quinta-feira (14). A medida ainda precisa passar por uma nova votação em plenário. 

Segundo a proposta, para o cumprimento do programa, o Executivo poderá instalar restaurantes populares com a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, com pelo menos 30% em parceria com cooperativas de agricultores familiares, além de estimular a criação de feiras livres com esses grupos. 

Leia mais: Da produção ao prato: como fortalecer a construção de uma alimentação saudável desde a infância

O programa também prevê o fomento à criação de hortas comunitárias na forma da Lei 9.879/22. A identificação de desertos urbanos poderá ser feita em parceria com a União e os municípios. As despesas da medida serão por conta das dotações orçamentárias próprias e/ou existentes, suplementadas se necessário. 

“Os moradores dessas regiões precisam ir até o centro da cidade ou a outros lugares com maior poder aquisitivo, onde ficam concentrados os hortifrutis, as feiras, peixarias, açougues, mercearias, supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos nos quais é possível encontrar alimentos in natura ou minimamente processados. Em 12 das 21 capitais brasileiras, o grupo de subdistritos em que existe uma quantidade menor de estabelecimentos que oferecem alimentos saudáveis, é também o grupo de menor renda”, afirmou Dani Balbi.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister