DIPLOMACIA

Lula chega a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU; confira agenda

Presidente deve lançar ao lado de Joe Biden iniciativa global por trabalho decente no século 21

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Encontro bilateral com o presidente norte-americano é o único confirmado até este domingo (17) - Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula da Silva desembarcou na noite deste sábado (16), em Nova York, nos Estados Unidos, onde participará da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Tradicionalmente, o Brasil faz o discurso de abertura da solenidade, que acontece na terça-feira (19)

Este ano, a ONU deve intensificar os debates sobre a agenda 2030, que reúne os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável que devem ser atingidos pelos 193 países membros da entidade até 2030. 

Lula fica em Nova York até quinta-feira (21), quando faz uma coletiva de imprensa e, em seguida, retorna ao Brasil. Até lá, o presidente deve participar de reuniões bilaterais, encontros com empresários e da reunião da ONU. 

Está previsto na agenda do presidente o lançamento de uma iniciativa global por trabalho decente no século 21. A ação será anunciada ao lado do presidente dos EUA, Joe Biden, e lideranças sindicais do Brasil e dos Estados Unidos. A única agenda bilateral de Lula confirmada até este domingo (17) é um encontro com o presidente dos EUA, a ser realizado na quarta-feira (20).

Leia mais: Lula critica sanções dos EUA contra Cuba e defende G77 em Havana: 'especial significado'

Neste domingo (17), o presidente participa de uma reunião com empresários e, em seguida, de um jantar oferecido por Josué Gomes, presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). A segunda-feira (18) será reservada a agendas bilaterais. Os encontros ainda não estão definidos.

Lula chega a Nova York depois de participar da Cúpula do G77+China, reunião dos países em desenvolvimento que aconteceu neste sábado (16) em Havana, Cuba. No discurso, presidente afirmou que o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos aos Cubanos é ilegal e defendeu uma reformulação da governança global. 

Ao fim da cúpula, Lula se reuniu com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel. O encontro estreitou os laços diplomáticos entre os dois país e formalizou a cooperação para o desenvolvimento de medicamentos. 

Edição: Thalita Pires