Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

MEIO AMBIENTE

‘A luta será para defender cada espaço do complexo desde a Estância da Harmonia até o Beira Rio’, defende Paulo Brack

Abandonado, anfiteatro pode ser destruído e área entregue à iniciativa privada para se transformar em ambiente comercial

18.set.2023 às 16h21
Porto Alegre
Redação

Segundo Paulo Brack, a luta será para defender cada espaço do complexo que compreende desde a Estância da Harmonia até o Beira Rio - Foto: Anahi Fros

Cerca de uma centena de ambientalistas se manifestaram neste domingo (17) em defesa do Anfiteatro Pôr-do-sol, ameaçado de destruição pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). Em seu lugar, Melo quer colocar uma concessão à iniciativa privada para transformar a área em ambiente comercial com espaços para empreendimentos.

:: Ocupação Rexistência se reúne com prefeitura de Porto Alegre para discutir destino do prédio ::

Além disso, protestaram contra o projeto da Marina da Orla, também chamada de Marina Pública, junto ao trecho 2 da orla do Guaíba, que tem 134,4 mil metros quadrados e 850 metros de extensão. A Prefeitura de Porto Alegre quer construir essa marina pública e um centro de eventos, com lojas e outros negócios.

A Secretaria Municipal de Parcerias disse que o projeto ainda está em estudos e passará por diversos órgãos competentes até a sua definição final. "Estão previstas audiências e consultas públicas, conforme prevê a legislação, e todo o projeto será amplamente discutido com a sociedade", afirmou a pasta em nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (18).

“A cidade tem muitos espaços para eventos, tanto na rede hoteleira, quanto outros particulares e não precisa desta área verde para ofertar mais salas, bares ou restaurantes”, argumentou a vice-presidente da Agapan, a bióloga Simone Portela de Azambuja, ao lembrar que aquela área é pública e servirá, assim que a estrutura for restaurada, para eventos abertos à comunidade. 

Um dos organizadores, professor do Departamento de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e membro do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), Paulo Brack, abriu as manifestações conclamando os presentes a se unirem na defesa do patrimônio ambiental de Porto Alegre. De acordo com o ativista, a luta será para defender cada espaço do complexo que compreende desde a Estância da Harmonia até o Beira Rio.


O encontro em defesa do Anfiteatro iniciou às 15h e contou com a participação de diversas entidades / Foto: Anahi Fros

“Nós não desistimos ainda da Estância da Harmonia. E não iremos permitir que esse espaço, onde lideranças de todas as áreas, desde o Fórum Social Mundial têm-se apresentado, dialogando com toda a cidade, se transforme em cimento”, defendeu.

O vereador Pedro Ruas, líder do PSOL na Câmara de Vereadores, participou do ato, denunciando a sanha privatista do chefe do Executivo municipal. Ruas ressaltou que a luta não será simples e que exigirá muita atenção. “Tenho esperanças de que possamos vencer essa luta. Quero vencer com vocês. Mas pode ser que só as próximas gerações tenham sucesso. Mas fica a nossa participação, nosso exemplo e esforço”, concluiu.

:: 'O governo municipal, que apoiou Bolsonaro, também é negacionista da destruição ambiental', afirma Paulo Brack ::

A integrante da Associação dos Juristas pela Democracia Pérola Sampaio conclamou os presentes a ampliarem os seus contatos para “essa e outras atividades na defesa dos direitos que toda a sociedade têm. Até mesmo o Quilombo Kédi, onde descendentes de diversas famílias quilombolas vivem, está sendo atacado por uma construtora, lamentou a ativista. “Não podemos abrir mão do direito ao ambiente natural e nem as nossas terras, por menores que sejam, são as que as pessoas têm”, disse Perola.

O cartunista Carlos Henrique Latuff de Sousa, conhecido internacionalmente como Latuff, participou do protesto e ofereceu um cartaz para ajudar na divulgação dos atos. O chargista, de origem libanesa e portuguesa, destacou que esse fato que vem ocorrendo em Porto Alegre é universal. “Muitos governos desistiram de administrar, preferindo lucrar com a venda ou concessão de empresas e bens públicos extremamente importantes”.


Ambientalistas e parlamentares protestam em defesa do espaço público / Foto: Jurema Josefa

O encontro em defesa do Anfiteatro iniciou às 15h e contou com a participação de diversas entidades, entre elas a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Igré Amigos da Água, Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), União pela Vida (UPV) e Eco Pelo Clima.

:: Entidades protestam contra corte de árvores e obras no Parque Harmonia ::

Músicos e políticos como a deputada Sofia Cavedon e o deputado Miguel Rossetto (PT), a vereadora Niara (Coletivo Culau PCdoB) e Jonas Reis (PT) também participaram do evento que se estendeu até o começo da noite. Foram plantadas três mudas de árvores e erguida uma faixa no alto do anfiteatro. Ao todo, 17 entidades (associações, ongs, sindicatos) participaram do ato.


Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

AGRICULTURA FAMILIAR

Centro Ecológico celebra 40 anos com atividades na Feira Ecológica do Bom Fim em Porto Alegre

A espera da chave

Sete famílias atingidas pela enchente ainda aguardam entrega de moradias no bairro Sarandi em Porto Alegre

Educação

Causas do adoecimento físico e mental na educação do PR será tema de Audiência Pública

TERRITÓRIO AMEAÇADO

Viamão (RS) marca Dia Mundial do Meio Ambiente com mobilização em defesa da natureza

Estratégia

Na vitrine da COP 30, Helder Barbalho dribla crítica e defende produção sustentável em evento ruralista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.