DE MALAS PRONTAS

Campanha quer levar 38 jovens da periferia de Porto Alegre a encontro internacional de música

Jovens da Orquestra Villa-Lobos precisam de apoio para participar seminário no Chile

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Orquestra Villa-Lobos foi selecionada para integrar a programação artística do XXVII Seminário Latino-americano de Educação Musical, no Chile - Foto: Claudio Etges

Trinta e oito jovens músicos de uma das áreas mais carentes de Porto Alegre vão viajar a Valparaíso, no Chile, para participar do 27º Seminário Latino-Americano de Educação Musical, em 10 de outubro. Eles integram a Orquestra Villa-Lobos (OVL), sediada na escola municipal de ensino fundamental Heitor Villa-Lobos, na Vila Mapa, zona leste da capital gaúcha. Para isso, porém precisam de apoio.

A campanha "De malas prontas com a OVL" foi lançada para levantar os valores necessários para bancar o transporte e demais despesas dos 38 jovens músicos – entre 11 e 18 anos – mais regente e solista, somando 40 pessoas.

:: “Música é parte fundamental na formação integral”, afirma maestro venezuelano ::

A campanha consiste na doação de cota no valor de R$ 5.500, referente ao custo de um músico na viagem, que inclui passagens aéreas, estadia e alimentação por cinco dias. A adesão pode ser de uma ou mais cotas. 

Orquestra já fez 1,3 mil concertos

"Quanto antes captarmos o valor, mais certo estaremos de garantir a compra das passagens para o grupo", conta a regente Cecília Silveira. A orquestra, criada há 31 anos, "tornou-se referência como projeto de impacto social relevante na comunidade e em nível nacional", diz.

Também idealizadora e coordenadora do programa, a regente relata que a orquestra já lançou dois CDs (Trenzinho do Caipira, de 2002, e Olhos Coloridos, de 2008), um livro (Orquestra Villa-Lobos - Música que Transforma, de 2012) e os DVDs (Orquestra Villa-Lobos ao Vivo, de 2013 e Paz & Amor, de 2021).

"Ao longo de 31 anos, a OVL já apresentou mais de 1,3 mil concertos, assistidos por mais de 350 mil pessoas", prossegue Cecília. Obteve mais de 20 prêmios, consolidando-se como uma das principais iniciativas da área no Brasil. Ela recomenda que, quem quiser saber mais sobre a orquestra, deve acessar o canal do Youtube do grupo.

O caminho para ajudar

A prefeitura de Porto Alegre se comprometeu com R$ 75 mil, o que representa 30% do custo total. O restante, porém, terá que ser buscado através do respaldo da sociedade. Quem quiser ou puder apoiar a iniciativa deve entrar em contato com Cecília Silveira através do telefone (51) 999548897.

A doação deverá ser feita por depósito na seguinte conta bancária:

Banrisul
Agência 0156 C/c 06855633-05
Conselho Escolar da EMEF Heitor Villa Lobos
CNPJ 02.029.793/0001-05

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira