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MOBILIDADE URBANA

No Rio, vereadores decidem que bicicletas elétricas seguem permitidas nas ciclovias

O vereador Dr. Gilberto (SDD) protocolou um novo projeto sobre o tema que ainda entrará em discussão na Casa legislativa

29.set.2023 às 11h50
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Se aprovado, novo projeto permitirá nas ciclovias as bicicletas elétricas com pedal, velocidade máxima de até 25km/h, sem acelerador manual e potência de até 350 watts - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro manteve, na última quinta-feira (28), por 37 votos a um, o veto total do prefeito Eduardo Paes (PSD) ao Projeto de Lei 742/2021, que pretendia proibir a circulação de bicicletas elétricas nas ciclovias da cidade, independente do modelo. Com isso, a regra não será adotada na capital fluminense.

Um dos autores da proposta vetada, o vereador Dr. Gilberto (SDD) protocolou um novo projeto, que permite a circulação das bicicletas elétricas desde que tenham um pedal assistido, restringindo assim a circulação apenas de ciclomotores, scooters e motonetas com aceleração manual. Segundo o parlamentar, a manutenção do veto e a apresentação do novo projeto são resultado de uma ampla discussão com a prefeitura e a sociedade civil. 

"Chegamos a uma conclusão com a concordância de todas as esferas que manteríamos o veto, ouvimos a secretária de transporte e entendemos a necessidade de alterar esse projeto", destacou.

Leia mais: Rio de Janeiro: primeiros resultados do Censo 2022 revelam o retrato de uma metrópole à deriva

Para Vivi Zampieri, que integra a Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio de Janeiro, o veto ao PL já era esperado. De acordo com a ativista, a regulamentação deve ser debatida e levar em conta questões técnicas. Ela reforça a importância de investir em formação contínua dos agentes de trânsito e em educação viária.

“Para termos segurança viária, precisamos de uma população esclarecida e agentes de trânsito atuantes. Não somos contra veículos elétricos, somos contra a regulamentação sem debate técnico. Isso só gera insegurança viária. Precisamos de regulamentação do executivo com relação aos ciclomotores, de campanhas educativas para a população sobre estes veículos, pois muitas pessoas estão adquirindo os ciclomotores achando que são como uma bicicleta elétrica, quando não são. Além disso, precisamos de uma guarda mais preparada e atuante”, afirma Zampieri.  

Nova proposta

De acordo com o novo projeto, que será publicado e votado nas próximas semanas, ficariam permitidas nas ciclovias as bicicletas elétricas com pedal, velocidade máxima de até 25km/h, sem acelerador manual e potência de até 350 watts. Os veículos utilizados por pessoas com mobilidade reduzida também estariam autorizados. Os infratores que acessarem ciclovias com ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos estariam sujeitos a uma multa de mil reais, dobrada em caso de reincidência.
 

Editado por: Jaqueline Deister
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