transporte gratuito

São Paulo e Fortaleza terão catraca livre para eleições do Conselho Tutelar neste domingo (1º)

Decisão foi tomada após recomendação do Ministério dos Direitos Humanos; objetivo é garantir a todos o direito de votar

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Votação acontece entre 8h e 17h; Porto Alegre e Campo Grande anunciaram que não vão aderir ao transporte gratuito - Foto: Prefeitura de João Pessoa

As prefeituras de São Paulo (SP) e Fortaleza (CE) garantiram, nesta sexta-feira (29), a gratuidade dos ônibus para as eleições do Conselho Tutelar, que acontecem no domingo (1º). 

Na capital paulista, a gratuidade estará em vigor entre 7h e 18h. Já em Fortaleza, o ônibus será de graça entre 6h e 18h. A votação ocorre entre 8h e 17h em ambas as cidades.

Já as prefeituras de Campo Grande (MS) e Porto Alegre (RS) anunciaram que não vão aderir ao passe livre. As demais capitais não haviam divulgado decisão a esse respeito até a noite desta sexta-feira. 

:: Como votar nas eleições para conselhos tutelares? ::

Na quarta-feira (27), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania pediu às prefeituras que adotassem o passe livre para garantir o comparecimento às urnas. A pasta solicitou que as cidades mantivessem o transporte público coletivo usual e que adotassem linhas especiais para regiões mais distantes dos locais de votação.

Eleições

A votação para o Conselho Tutelar acontece de maneira unificada em todo o país neste domingo. Podem participar todos os eleitores em situação regular. O comparecimento é facultativo. É possível votar em até cinco candidatos.

:: Por que é importante votar nas eleições para conselhos tutelares? ::

Embora o pleito utilize a mesma estrutura eleitoral das eleições para governo federal, estados e municípios, os locais de votação podem não ser os mesmos. Isso porque a participação costuma ser menor, e algumas zonas serão reunidas em um só local.  

As informações sobre locais de votação de cada cidade podem ser obtidas nos sites e canais de atendimento das prefeituras e dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente da região. Nesses mesmos órgãos, também é possível conhecer os candidatos. 

Edição: Thalita Pires