tempestades

Niterói (RJ) registra 37 ocorrências após forte temporal

Chuva causou alagamentos, quedas de árvores e falta de energia; áreas de instabilidade seguem nesta sexta-feira (6)

Brasil de Fato | Niterói (RJ) |
Alagamentos e quedas de árvores foram registrados nem diversos bairros do município de Niterói - Foto: Reprodução

A forte chuva que caiu no município de Niterói, na região metropolitana, na noite da última quinta-feira (5), causou uma série de estragos e transtornos pela cidade. Alagamentos, quedas de árvores, falta de energia e danos a estabelecimentos comerciais foram registrados nas redes sociais pela população. 

O cenário de destruição no centro do município assustou os moradores. A estação das barcas foi uma das áreas atingidas pela tempestade. O temporal destruiu o telhado da estação Arariboia. Em vídeo divulgado na internet é possível ver a queda de parte do forro do salão de embarque. 

A CCR Barcas informou que algumas telhas da ponte de embarque e desembarque e placas do forro do salão de embarque da estação Arariboia soltaram, mas que ninguém se feriu e as áreas atingidas foram isoladas. A concessionária que ontem à noite equipes de manutenção atuaram no local e que o mau tempo não afetou a operação.

Transtorno

O Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) também sofreu o impacto da forte chuva. Por meio de comunicado, a direção da unidade informou que "no Novo IACS, houve somente danos externos, nos forros dos corredores, luminárias e janelas, além da porta frontal, que será substituída por uma estrutura vazada". Segundo a direção, espaços internos, tais como salas de aulas e laboratórios não foram danificados.

"No Casarão, houve danos somente no bloco D (anexo onde funcionam nossos estúdios), que permanecerá interditado até que o forro seja reparado. O restante do Casarão encontra-se em funcionamento normal, sem danos", informa a nota.

As aulas no Novo IACS estão suspensas para que sejam feitos os reparos necessários. A expectativa é que na próxima semana as atividades presenciais sejam retomadas.

A UFF informou ao Brasil de Fato que, de acordo com avaliação técnica, os campi do Gragoatá e Valonguinho foram os mais prejudicados.

"Reforçamos que não temos informações de feridos. Alguns institutos cancelaram as aulas e comunicaram previamente à comunidade acadêmica. Os custos dos danos causados pela chuva ainda estão em avaliação", destaca a universidade.

Alagamentos, quedas de árvores e falta de energia foram registrados no Centro, São Domingos, Gragoatá, Icaraí e Ingá. De acordo com a prefeitura, ao todo foram 37 ocorrências e a prioridade é a liberação das vias.

O município afirmou que mais de 150 funcionários da Defesa Civil, da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, da Assistência Social, Clin e da Nittans foram mobilizados desde ontem. Já a Enel, responsável pela distribuição da energia elétrica, comunicou que "dobrou o efetivo para normalizar o serviço aos clientes afetados o mais rápido possível".

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou que os maiores acumulados em 24h foram na Comunidade do Cavalão (47,6mm), Maceió (41,6mm), São Francisco (40,8mm), Pé Pequeno: (36,2mm), Travessa Beltrão (34,2mm), e Morro da Penha (33,0mm). Os ventos no município chegaram a mais de 53km/h.
 
Nesta sexta-feira (6), áreas de instabilidades atuarão na cidade de Niterói. A previsão é de céu parcialmente nublado a nublado e pancadas de chuva isoladas de intensidade moderada nos períodos da tarde e noite.

A recomendação da Defesa Civil do município é, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas. Em caso de emergência, a orientação é ligar 199 ou 2620-0199.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister