bispo emérito

Morre Dom Mauro Morelli, um dos responsáveis pelo Fome Zero; veja repercussão

Líder católico estava internado em Belo Horizonte devido a complicações de saúde pela idade avançada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Líder religioso morreu nesta segunda-feira em Belo Horizonte (MG) - Divulgação/CNBB

Morreu na madrugada desta segunda-feira (9) o bispo emérito da diocese de Duque de Caxias (RJ), dom Mauro Morelli, aos 88 anos. Ele teve atuação destacada em iniciativas contra a fome no Brasil e no exterior, tendo sido o primeiro presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e um dos precursores do programa Fome Zero.

A morte foi confirmada pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Mauro estava internado em um hospital de Belo Horizonte (MG). A diocese de Duque de Caxias informou que ele passou por "um período de enfermidade devido às complicações inerentes à idade avançada".

"Dom Mauro se destacou no serviço à Igreja, por meio dos diversos serviços pastorais que desempenhou em âmbito local, regional e nacional, desde o presbiterato. E também na luta pela dignidade humana, especialmente na incansável mobilização pelo 'alimento, dom de Deus, direito de todos'", destacou a CNBB em nota.

Presidente do Consea entre 1993 e 1994, no governo de Itamar Franco, o religioso colaborou com o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, na fundação da Ação da Cidadania contra a Fome. Dom Mauro foi ainda integrante do Comitê permanente de Nutrição das Nações Unidas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de dom Mauro, a quem chamou de "grande amigo que lutava por um Brasil mais justo e solidário" em postagem na rede social X (antigo Twitter). "Dom Mauro Morelli foi um incansável expoente da luta contra a fome no nosso país", complementou o presidente.

Confira abaixo outras manifestações pela morte do líder católico.

Edição: Rodrigo Durão Coelho