diversidade

Evento sobre transmasculinidades e cultura 'ballroom' começa nesta quarta (11), em Brasília

Organizado pelo BSB Transmasc, encontro conta com roda de conversa, oficinas e baile

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Coletivo de Transmasculines do DF já recebeu aulas gratuitas de grandes nomes da cena ballroom - BSB Transmasc

Começa nesta quarta-feira (11) a programação do “Ball dos Menino”, organizado pelo Coletivo de Transmasculines do DF (BSB Transmasc). Com roda de conversa, oficinas e vivência Ballroom, o evento pretende ser um espaço de afirmação da existência e potência dos corpos trans.

“Um ato político e celebrativo que não exclui outros corpos e gêneros, mas que inclui e convida a furar a bolha para diálogos sobre saúde, gênero e as expectativas colocadas sobre nós no mundo”, convida a organização do encontro. 

:: DF tem maiores índices de crimes de injúria racial e racismo por homofobia ou transfobia ::

A ballroom é uma cultura underground que surge, em meados da década de 1960, no Harlem, nos Estados Unidos, como um movimento de resistência e sobrevivência da população LGBTQIA+ racializada, com a proposta de ser um ambiente acolhedor e inclusivo onde as pessoas possam se expressar e terem suas existências reconhecidas, enaltecidas e valorizadas.

Segundo o coletivo, a expectativa é que o evento seja um espaço que “fure a bolha e convide para o diálogo”.  “Também é um espaço para empoderar e reafirmar nossos corpos, nossa existência. Por isso pensamos em celebrar transmasculinos vivos que constroem a cultura e fazem marcos dentro da cena. E abrir o espaço para acolher e trazer mais transmasculinos que possam ver em nosso coletivo e na comunidade Ballroom um refúgio, um lar”, afirma a organização.

:: Show de horrores: um dia de assistência religiosa em uma unidade prisional LGBTQIA+ ::

A programação do “Ball dos Menino” começa na quarta-feira (11) com uma roda de conversa com o ginecologista Gabriel Nardi, sobre o tema “Saúde ginecológica dos transmaculinos”. O encontro será na Calisala, Sala da Vivência Ballroom UnB, no Núcleo de Danças do Campus Darcy Ribeiro, a partir das 18h. Contribuições de perguntas para a roda de conversa podem ser feitas aqui.  

As oficinas pré-ball acontecem nos dias 12 e 13, no Edifício José Haje (SCS Quadra 5, Bloco C). Serão aulas de New Way, Old Way, Vogue Femme, mixagem, coquetelaria e capoeira. Confira os horários na programação ao final do texto.

O “Ball dos Menino” começa às 17h, no sábado (14), no Edifício José Haje. O baile terá 7 categorias: Runway - Visibilidade Transmasc; Aru Realness - As fases do Aru; TagTeam - Transcentrando afeto; - Baby Old Way Ori e Sintra  - Amarelo e roxo; OTA - Outubro Rosa; Hands Performance - Autoexame de mama; e Sex siren - Laço Rosa.

O evento conta com apoio do Distrito Drag.

:: Na rua, no lar e no trabalho: organizações lutam pelos direitos da população LGBTQIA+ no DF ::

Coletivo

O Coletivo de Transmasculines do DF surgiu em março deste ano, com o objetivo de ser um grupo que usa a cultura e a cena Ballroom como ferramenta de luta e empoderamento. Atualmente, o BSB Transmasc conta com 81 integrantes do DF e de Goiânia.


Grupo realiza oficinas gratuitas de Ballroom / BSB Transmasc

O grupo realiza rodas de conversa sobre temáticas como a diversidade de transmasculinidade, o machismo e o direito ao acesso à saúde, que engloba discussões sobre câncer de mama, o uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), de preservativos de e contraceptivos.

O coletivo é também uma rede de apoio contra a transfobia, ainda muito presente nos espaços familiares e sociais. “Somos colocados no lugar do homem cis, e tentam apagar nossa vivência. Fomos criados para sermos mulheres, donos de casa, ter filhos, casar e nunca dizer não ao marido. A quebra dessa expectativa que a família e a sociedade impõe é dolorosa e solitária, carregada de abandono familiar e de relações de amizade”, explica Ariel Taylor, um dos fundadores do grupo. 

Através da cultura Ballroom, o BSB Transmasc busca o empoderamento dos corpos trans. Grandes nomes da cena, como Legendary Mother Cunnany da House Mamba Negra e Mother Pérola Onija, que foi jurada na 1° Ball indígena do mundo durante o Acampamento Terra Livre (ATL), já deram treinos gratuitos para o coletivo. 

:: Atividade sobre diversidade em escola do DF é alvo de ataque parlamentar ::

Programação Ball dos Menino

Quarta-feira (11) 

Roda de conversa “Saúde ginecológica dos transmaculinos”, com o ginecologista Gabriel - Calisala, Sala da Vivência Ballroom UnB, no Núcleo de Danças do Campus Darcy Ribeiro, a partir das 18h.

Oficinas 

Quinta feira (12/10)

14h Coquetelaria com Caju 

15h30 Mixagem com Ori 

17h Capoeira com Maré

Sexta feira (13/10)

16h30 New Way com Sintra

18h30 Old Way com Ori

20h Vougue Femme com Pury 

Oficinas e treinos gratuitos e abertos à comunidade.

Sábado (14/10)

Ball dos Menino - 17h, no Edifício José Haje (SCS Quadra 5, Bloco C)

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino