Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

DOENÇA RESPIRATÓRIA

Frente parlamentar da Alerj debate alto índice de casos de tuberculose entre pessoas encarceradas

Falta de funcionamento do Hospital Sanatório Penal foi um dos pontos cobrados de órgãos responsáveis

11.out.2023 às 19h47
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
Ministério da Saúde aponta que presos têm chance 28 vezes maior de contraírem tuberculose do que população em geral

Ministério da Saúde aponta que presos têm chance 28 vezes maior de contraírem tuberculose do que população em geral - Agência Brasil/Marcello Casal Jr

O alto índice de pessoas encarceradas com tuberculose foi tema de debate da Frente parlamentar estadual de combate e prevenção à tuberculose, HIV e diabetes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na última terça-feira (10). Deputados e membros da sociedade civil abordaram a falta de funcionamento do Hospital Sanatório Penal e a cobrança urgente de soluções pelos órgãos competentes.

Leia mais: Por que o Rio de Janeiro possui a maior taxa de mortalidade por tuberculose do país?

Representando o Fórum Permanente de Saúde do Sistema Penitenciário, Alexandra Sanchez pontuou a dificuldade de detectar os casos de tuberculose em decorrência de problemas operacionais e da baixa oferta de testes rápidos moleculares para os presos.

Além disso, ela destacou a importância de uma unidade móvel de raio-x, salientando que se o exame for feito rotineiramente é possível reduzir para 1% a prevalência da doença, que atualmente está na casa de 12%.

"O que precisa ser feito é a busca ativa sistemática de internos com a doença. Infelizmente, só 40% dos casos penitenciários são diagnosticados. A tuberculose é amplificada no sistema penitenciário e quando a pessoa doente sai sem tratamento, acaba aumentando a transmissão quando deixa a prisão", afirmou Sanchez.

Leia também: Campanha "Novembrinho Azul" tem o objetivo de reforçar prevenção da saúde de meninos

Durante a audiência, o abandono do Hospital Sanatório Penal foi tema também do debate discutido pelo promotor de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, Tiago Joffily. "Há uma grande dificuldade da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em reconhecer as suas responsabilidades no âmbito da saúde penitenciária, inclusive em gerir o hospital", comentou.

Subsecretário da Secretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Ribeiro afirmou que já foi assinado um termo de cooperação com o Órgão de Fomento Internacional visando a agilizar a implantação das ações voltadas para o sistema prisional. E dentre essas ações está o combate à tuberculose.

A deputada estadual Martha Rocha (PDT), que preside o colegiado, solicitou ao subsecretário uma medida efetiva para essa questão e destacou a importância da reunião. "O sistema prisional recebe mais de 100 pessoas por dia e o estado não consegue nem identificar se elas já entram nas cadeias com tuberculose ou são contaminadas lá dentro", destacou a parlamentar.

Editado por: Eduardo Miranda
Tags: alerjrio de janeirosistema prisionaltuberculose
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INCLUSÃO

Paraíba sanciona lei que garante vacinação em casa para pessoas com autismo

ALERTA

Desmatamento na Amazônia cresce 92% em um ano enquanto PL da Devastação avança no Congresso

TEATRO

Cultura nordestina ganha vida em espetáculo infantil de Carol Levy, na Caixa Cultural

ARTIGO

Fototeca Mineira é resposta direta ao negacionismo de Romeu Zema

Influência política

Lula ignora números e afirma que agro é o ‘principal negócio do Brasil

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.