Bahia

Programa de rádio

Programa Brasil de Fato Bahia traz entrevista sobre jornada de lutas pela soberania alimentar na Bahia

Esta edição tem ainda matéria sobre os impactos que hidrelétrica em Itapebi tem causada comunidade indígena

Salvador |

Ouça o áudio:

Programa Brasil de Fato Bahia vai ao ar em 30 rádios comunitárias por todo o estado - Divulgação

O Programa Brasil de Fato Bahia desta semana destaca entrevista com Saiane Santos, direção estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), sobre o Dia Mundial de Luta pela Soberania Alimentar. Ela destacou a importância da produção de alimentos pela agricultura camponesa e popular para o combate à fome no país e ressaltou a urgência de promover a reforma agrária popular, demarcação de terras indígenas e quilombolas e investir na criação de circuitos populares de abastecimento.

Esta edição traz ainda os impactos que uma aldeia indígena tupinambá vem sofrendo após a construção de uma usina hidrelétrica em Itapebi, na divisa com Minas Gerais. As comunidades do entorno têm passado por períodos de seca extrema, em que não é possível pescar no rio Jequitinhonha, e períodos de enchente que têm destruído plantações e invadido casas.

Tem ainda matéria sobre a ocupação realizada pelo MPA na Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, em Salvador. O quadro Cultura em Foco destacou a Festa do Licuri, que acontece em Capim Grosso, e o VIII Fórum de Educação Indígena Escolar, que acontece em Euclides da Cunha, ambos em outubro.

O programa Brasil de Fato Bahia também é veiculado nas rádios comunitárias de Anguera, Antonio Gonçalves, Baixa Grande, Brumado, Campo Alegre, Capim Grosso, Conceição do Almeida, Correntina, Cruz das Almas, Inhambupe, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Itaetê, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Macajuba, Miguel Calmon, Nazaré, Paratinga, Piritiba, Quixabeira, Remanso, Ruy Barbosa, Santaluz, Tucano e Xique-Xique.

E está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

 

Edição: Gabriela Amorim