As experiências concretas de democracia direta e popular são o tema do debate desta terça-feira (17) na Conferência Internacional Dilemas da Humanidade, organizada pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP). O evento, que reúne delegações de três continentes desde o último sábado (14) e até amanhã, acontece em Joeanesburgo, na África do Sul.
A mesa é composta pela deputada venezuelana Blanca Eekhout, Rashad Khan Mennon, do Partido dos Trabalhadores de Bangladesh, o marroquino Jamal Berajaa da Via Democrática dos Trabalhadores e o estadunidense Brian Becker, do Partido Socialismo e Libertação. A conversa é mediada pelo indiano Harleen Kaur, membro do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social.
Acompanhe a transmissão:
Depois de oito anos desde a sua última e segunda edição, a Conferência Dilemas da Humanidade ocorre agora no Constitution Hill, uma antiga prisão onde foram detidos combatentes anti-apartheid como Winnie Mandela, Nelson Mandela e Joe Slovo.
Entre parlamentares, intelectuais e ativistas, o encontro reúne representantes de 120 organizações de 70 países. para trocar experiências e delinear caminhos para o fortalecimento do socialismo. Confira aqui a programação completa.
O primeiro e o segundo Dilemas da Humanidade foi impulsionado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sendo um em 2004 no Rio de Janeiro e outro em 2015, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, interior paulista.