INTERNACIONALISMO

Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino neste sábado (4) mobiliza todas as regiões do Brasil; confira os atos já marcados

Protestos pedem fim da incursão militar de Israel em Gaza e ocorrerão também em Washington, Buenos Aires e Londres

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Protesto na avenida Paulista foi realizado no último domingo (29) - Lucas Martins

Prestes a completar um mês, a ofensiva militar de Israel em Gaza iniciada em 7 de outubro segue motivando protestos pelo mundo. No Brasil, milhares de pessoas ocuparão as ruas de pelo menos 13 cidades de todas as regiões do país no próximo sábado (4), no Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, que terá atos políticos, exibição de filmes e panfletagens. 

A data será marcada por protestos, marchas e seminários em mais de 100 cidades ao redor do mundo, como Washington, Buenos Aires, Dublin, Londres, Paris e Berlin. A organização é das comunidades árabes e palestinas e das cerca de 150 organizações populares e sociais que assinam um manifesto por solidariedade à Palestina. 

O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino foi convocado durante a 3ª Conferência Internacional Dilemas da Humanidade, realizada em outubro, na África do Sul, pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP).

"É importante ampliar a mobilização também para setores da sociedade além das comunidades árabes e palestinas. A causa deve ser abraçada por toda a esquerda do mundo. Temos que defender a legitimidade da resistência palestina e da sua luta por autodeterminação e soberania nacional", avaliou Stephanie Weatherbee, coordenadora da secretaria internacional da AIP.

:: Unicef estima que 400 crianças sejam mortas ou feridas a cada dia do massacre promovido por Israel em Gaza: 'Cenas de carnificina' ::

No sábado (4), São Paulo (SP) terá um protesto no Masp. Em Brasília (DF), o ato será na Ponta Norte. Maceió (AL) demonstrará apoio à Palestina no calçadão do Comércio. Porto Alegre e Florianópolis terão eventos no Largo Glênio Peres e no Parque da Luz, respectivamente. Veja a programação completa no final do texto. 

Até esta quinta-feira (20), ataques e incursões militares de Israel em Gaza já deixaram mais de 9 mil mortos, segundo autoridades de Gaza. A Unicef descreveu bombardeios de Israel ao campo de refugiados de Jabalia como "carnificina" e apontou que crianças estariam entre as vítimas preferenciais.

Veja a programação do Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino e outros eventos de solidariedade à Palestina

Sudeste

São Paulo (SP)
03/11, 18h30, Al Janiah Festival "Palestine Cinema Days"
04/11, 16h, MASP
04/11, 18h às 21h, Al Janiah Festival "Palestine Cinema Days"

Campinas (SP)
4/11, 9h, Largo da Catedral

Ribeirão Preto (SP)
11/11, 9h, Praça XV

Santos (SP)
04/11, 16h, Praça das Bandeiras (Gonzaga)

Belo Horizonte (MG)
04/11, 10h, Praça 7

Juiz de Fora (MG)
04/11, 10h, concentração em frente ao Banco do Brasil do calçadão

Sul

Porto Alegre (RS)
04/11, 15h, Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público)

Florianópolis (SC)
04/11, 15h, Parque da Luz

Centro-Oeste

Brasília (DF)
04/11, 10h, Feira da Ponta Norte
08/11, 17h, Agitação de solidariedade na rodoviária do Plano Piloto

Goiânia (GO) 
- 4/11, Panfletagem na Praça do Trabalhador, feira Hippie e 44, no período da tarde; Vigília Ecumênica e Cultural, na praça Palestina, a partir das 18h30

Campo Grande (MS) 
04/11, 13h, Marcha no centro da cidade, concentração na praça Ary Coelho

Nordeste

Maceió (AL)
04/11, 10h, calçadão do Comércio (antigo Produban)

Natal (RN) 
04/11, 15h, Midway Mall

Recife (PE)
- 04/11, 9h, Concentração praça Oswaldo Cruz e caminhada pelas ruas do centro

Aracaju (SE)
- 03/11, 18h, Ato Político Cultural Palestina Livre, em frente à Central Única dos Trabalhadores (CUT), rua Porto da Folha, 1039, bairro Cirurgia

Norte

Belém (PA)
- 04/11, 9h, panfletagem no Ver-o-Peso

Edição: Thalita Pires