fique de olho

Enem 2023: o que deve e o que não deve ser levado para o local de prova?

Caneta para preencher as respostas deve ter tinta preta e ser feita em material transparente

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
É recomendável levar lanches para consumir durante a realização da prova - Wilson Dias/Agência Brasil

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começam a ser aplicadas neste domingo (5) em todo o país. Tanto neste primeiro dia de provas quanto no segundo (no próximo dia 12) os candidatos devem ficar atentos para levar o material necessário e evitar problemas que podem até mesmo causar a desclassificação do exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) determina que os cartões resposta e a folha da redação devem ser preenchidos com caneta esferográfica de tinta preta. São permitidas apenas canetas fabricadas em material transparente. 

Para realizar a prova, é obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação. São aceitas cédulas de identidade; documentos oficiais emitidos pelo governo brasileiro para estrangeiros e refugiados; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997 e documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Outros documentos, como protocolos; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Título Eleitoral; Carteira de Estudante; Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani); crachás e identidade funcional de qualquer natureza não são aceitos. Também não é possível fazer as provas portando apenas cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, ou documentos digitais sem foto ou fora de seus aplicativos oficiais.

Quem não tiver acesso ao documento oficial por motivo de extravio, perda, furto ou roubo deverá apresentar boletim de ocorrência emitido por órgão policial há, no máximo, 90 dias, e deverá procurar a organização da prova no local de aplicação para processo especial de identificação.

O Cartão de Confirmação de Inscrição no exame não é obrigatório, mas é recomendado que o candidato leve-o impresso. O documento traz informações importantes, como o número de inscrição, as datas, horários e locais de provas e informações sobre atendimento especializado e/ou nome social, se for o caso.

Os portões dos locais onde serão realizadas as provas serão abertos às 12h, e fechados às 13h, sempre pelo horário de Brasília. O início da aplicação das provas é às 13h30. No primeiro dia, o horário limite para entrega do exame é 19h. No segundo dia, 18h30.

Como o período é longo, é permitido levar lanches e bebidas não alcoólicas. A comida, bebida e suas embalagens serão vistoriadas pelos fiscais antes da prova. Também antes do início dos testes será necessário desligar os aparelhos eletrônicos, como celular, tablets, pulseiras e relógios inteligentes, que deverão ser guardados em envelopes fornecidos pelos fiscais.

Não é permitido usar, durante a prova, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros. Lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações e similares também estão vetados, e devem ser guardados nos envelopes, que serão lacrados antes do início da prova.

Quem tiver problemas ou dúvidas deve entrar em contato com o Inep por telefone antes dos dias de aplicação das provas. O número é 0800-616161. A central de atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 20h.

Edição: Rodrigo Durão Coelho