Vitória

GM anuncia readmissão de 1,2 mil trabalhadores depois de decisão judicial

'Queremos garantir o pagamento dos dias parados', afirma sindicalista

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Trabalhadores da General Motors em mobilização pela readmissão dos 1.245 demitidos - Foto: Sindicato dos Metalúrgicos de SJC

Após decisão do Superior Tribunal do Trabalho (TST) na última sexta-feira (3), a General Motors foi obrigada a cancelar as 1.245 demissões de trabalhadores das fábricas de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes. Com isso, a greve que envolveu mais de 11,4 mil trabalhadores foi encerrada.

A GM agendou para a próxima segunda-feira (6) uma reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos dos três municípios para tratar da burocracia para a readmissão dos trabalhadores. A vitória na Justiça foi celebrada pelos sindicalistas.

"A retomada dos empregos é uma vitória histórica, fruto da forte luta dos trabalhadores das 3 cidades. Foram 13 dias de greve e muita união em defesa dos empregos. Mostramos a força da nossa categoria", afirma o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Valmir Mariano.

Segundo o sindicato, 845 trabalhadores foram demitidos pela fábrica de São José dos Campos, em 25 de outubro. Outros 400 foram dispensados – por e-mail e telegrama – das plantas de São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes.

Na época, em nota, a montadora afirmou que os cortes foram motivados por "queda nas vendas e nas exportações". Diz ainda entender "o impacto que esta decisão pode provocar na vida das pessoas, mas que a adequação é necessária."

"Queremos garantir o pagamento dos dias parados e garantir a assinatura do acordo, porque não aceitaremos de palavra, por isso vamos assinar o acordo, para garantir que essa decisão seja cumprida", disse Aparecido Inácio, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul.

Edição: Thalita Pires