2024

Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) lideram a primeira pesquisa da corrida pela prefeitura de Porto Alegre

Em três cenários distintos, os dois ocupam os primeiros lugares; Melo lidera com 33% seguido por Rosário com 27%

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Na sondagem, Melo lidera com 33% das intenções de voto seguido por Rosário com 27% - Divulgação

Pesquisa do Instituto Ver indica dois candidatos ponteando a disputa pela prefeitura de Porto Alegre em 2024: Sebastião Melo (MDB), atual prefeito, e a deputada federal Maria do Rosário (PT). Na sondagem, Melo lidera com 33% das intenções de voto seguido por Rosário com 27%. 
     
Na sequência surgem a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) com 7% e o deputado estadual Thiago Duarte (União Brasil) com 2%. Aparecem ainda a também deputada estadual Nadine Anflor (PSDB) e a vereadora Mari Pimentel (Novo), ambas com 1%. Há 16% de indecisos, enquanto 14% disseram que votarão branco ou nulo.

Segundo e terceiro cenários 

Em um segundo cenário, Melo desponta com 30% e Rosário com 24%. São seguidos por Juliana Brizola e a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), as duas com 7%. Os demais candidatos somam 6%.
    
Há ainda uma terceira simulação. Nela, o prefeito obtém 31% contra 24% da deputada federal. Juliana Brizola consegue 8% e a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), 4%. Neste último cenário, indecisos, brancos e nulos chegam a 28%.
      
Também houve dois cenários em que Rosário foi substituída pela deputada estadual Sofia Cavedon, também do PT.  Em ambos, Melo manteve a dianteira, enquanto Sofia obteve 13% em uma simulação e 11% em outra. 
     
O instituto também indagou sobre a popularidade de Melo. Ele tem aprovação de 51%, ao passo que 29% consideram seu desempenho “regular” e 15% o desaprovam. 
     
Na capital gaúcha, o governador Eduardo Leite (PSDB) tem 52% de aprovação, enquanto o presidente Lula registra 47%. 
   
O Instituto Ver-Pesquisa e Estratégia entrevistou mil pessoas entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko