Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Acervo de 40 anos

SP: Sítio-escola de agroecologia com banco de 1,5 mil sementes pode ser despejado para dar lugar a empreendimento imobiliário

Associação de Agricultura Biodinâmica tenta reverter liminar de reintegração de posse que já lacrou a sede em Botucatu

10.nov.2023 às 20h50
São Paulo (SP)
Gabriela Moncau

Sob risco de despejo, a entidade apoia dezenas de agricultores familiares, assentamentos de reforma agrária e populações tradicionais - Divulgação ABD

Na última terça-feira (7) em Botucatu (SP), funcionários da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (ABD) foram surpreendidos com uma liminar de reintegração de posse e tiveram apenas o tempo de retirar os materiais essenciais antes que o espaço fosse lacrado e guardado por seguranças. 

Sediada no interior paulista, a ABD é um sítio-escola de 4,5 hectares que atua há quase 40 anos com a recuperação, adaptação e multiplicação de sementes crioulas, tendo um banco genético de 1500 espécies. É também um espaço de preservação ambiental e formação de estudantes e agricultores.  

A Associação se estabeleceu nesta área, dentro da Fazenda Demétria, em 1984. O contrato foi de comodato, ou seja, de concessão gratuita do imóvel por determinado período, que até o momento vinha sendo renovado. Com a propriedade adquirida em 2015 pela empresa Hermes Empreendimentos Imobiliários, neste ano de 2023 o contrato não se renovou. 

“Tentei várias vezes reunião com os donos da terra para que a gente entrasse num acordo que fosse bom para ambas as partes, não houve resposta e fomos surpreendidos por essa liminar”, relata Rachel Vaz Soraggi, vice-presidente da ABD. 

A proposta que a entidade de agroecologia nem pôde apresentar era de conseguir mais tempo para arrecadar recursos e comprar o terreno. De acordo com a ABD, os proprietários têm “planos avançados” para montar um empreendimento imobiliário no local. 

A entidade entrou com um recurso pedindo a suspensão da liminar e aguarda uma posição do Judiciário. “Agora a gente só pode entrar na área para retirar alguma coisa com a concordância do dono”, descreve Soraggi. 

:: Conheça Adilson Paschoal, criador do termo 'agrotóxico' e parceiro de Ana Primavesi ::

O Brasil de Fato tentou contato com a Hermes Empreendimentos Imobiliários, mas não teve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto caso a empresa queira se manifestar.  

Sementes, plantas medicinais e área preservada em risco 

Quando a Associação se estabeleceu no local, era tudo pasto – literalmente.

Mas, ao longo das quase quatro décadas de trabalho, uma nascente foi recuperada (atualmente deságua na bacia do Rio Pardo), e a biodiversidade do território fez voltar aves e mamíferos, inclusive ameaçados de extinção.  

Entre eles, o tamanduá bandeira, a lontra, o gato mourisco e o lobo guará. “Que impacto ambiental esses seres vivos vão sofrer se aquela área for loteada?”, questiona Rachel Soraggi. 


Área atualmente rica em biodiversidade cuidada pela Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica / Reprodução

“Não sei que fim isso vai levar”, se preocupa a dirigente da ABD.  “Temos um banco de mais de 1.500 espécies de sementes crioulas diferentes. É um patrimônio genético do Brasil, senão do mundo”, atesta. “Tivemos que tirar tudo correndo da câmara fria, colocar na caminhonete, levar para câmaras frias emprestadas de alguns agricultores. E estamos sem espaço para seguir com a multiplicação”, relata.  

“Ali também produzimos plantas medicinais com as quais fazemos preparados biodinâmicos usados por todo o Brasil. Podemos perder essas matrizes”, alerta Soraggi. 

Uma petição pública pela permanência da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica no território foi aberta e se aproxima de cinco mil assinaturas. Entidades nacionais e estrangeiras soltaram cartas abertas contra o despejo. Entre elas, associações do Uruguai e da Colômbia, a Articulação Paulista de Agroecologia e o Instituto Kairós. 

“Que o bom senso prevaleça e não seja interrompido o trabalho tão importante que a ABD vem fazendo no local”, afirmou em nota Rogério Dias, presidente do Instituto Brasil Orgânico: “E que extrapola aquele território, tendo servido, por décadas, de inspiração e fonte de conhecimentos e tecnologias para todo o Brasil”. 

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
Tags: agroecologiadespejodireito à propriedade e à terradireito ao desenvolvimento sustentáveldireitos ambientaisreforma agrária
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Fugiu

TCU vê indícios de irregularidade em viagem de Eduardo Bolsonaro e cobra apuração da Câmara

Economia

Trump eleva tensão global e impõe tarifa de 30% ao México e à União Europeia

Absurdo

Prefeitura de SP censura banda por mensagens pró-Palestina e corta show no centro da capital

Má fama

Hillary Clinton dispara contra Bolsonaro: ‘o amigo corrupto’ de Trump

Direito de morar

Ocupação dos Queixadas celebra 6 anos em SP sob ameaça de despejo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.