Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

LONGE DO REAL

A cidade ideal dos Saltimbancos

Conferência pró-revisão do Plano Diretor de Porto Alegre propôs estratégias para atingir objetivos da cidade ideal

13.nov.2023 às 20h43
Porto Alegre
Vinicius Galeazzi

"Parece que a cidade ideal projetada pela conferência, como a dos Saltimbancos, é o só ideal" - Foto: Alex Rocha/PMPA

Os pais e avós devem ter, algum dia, cantado com suas crianças a cidade ideal dos cachorros, gatos, galinhas e burros, ficção, de brincadeira, que Chico Buarque criou em Os Saltimbancos. A cidade real é outra e bem distante da cidade cantada. A conferência de três dias pró-revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, na semana passada, propôs as estratégias para atingir objetivos da cidade ideal. Estavam lá empresários, funcionários de suas empresas, funcionários da prefeitura, arquitetos e representantes de entidades e sindicatos.

:: Organização propõe ‘sistemas alternativos’ para garantir acesso de esgoto e água tratada à população ::

O evento listou inúmeras estratégias para alcançar a cidade ideal. Para atingir a menor produção do efeito estufa, menor distância entre a casa e o trabalho e o lazer, cidade de atividades miscegenadas, cidade arborizada, com ocupação dos vazios urbanos, onde os serviços públicos já existem e são subaproveitados, respeito e integração com a zona rural, tratamento igual para todas as zonas da cidade, respeitando suas vocações, cidade com densificação racional, para não esticar todos os serviços públicos a quilômetros de distância, a cidade econômica e ecológica. Feliz. E alegre.

O secretário Germano Bremm e sua equipe fizeram um bom trabalho para ilustrar a cidade ideal. Dessa forma e, por coerência, a distante Área do Arado nunca vai deixar de ser área rural, nunca vai ser uma cidade espichada até lá. Não vai, ela, deixar de ser uma área tão necessária para acolher cheias, não vão precisar fazer enormes aterros. Até porque, por ação judicial, aquela votação da aprovação da proposta de urbanização foi anulada e porque, também, os funcionários públicos da PMPA, conselheiros do CMDUA que, naquela ocasião, votaram a favor da cidade espichada, agora, com certeza, depois dessa conferência, mudaram de ideia. 

Enfim, parece que a cidade ideal projetada pela conferência, como a dos Saltimbancos, é só a ideal. A real está muito distante e seus moradores, esses que lotam os ônibus, por horas, para chegar a suas casas cada vez mais distantes, esses que não podem pagar por apartamentos em prédios privilegiados, dos projetos especiais, cada vez menos exceções, esses não estavam lá, com certeza não, para protestar contra a cidade fictícia, que não os contempla. Ou, pelo menos, para rir. Rir da hipocrisia.

* Engenheiro civil, bacharel em Filosofia, coordenador do programa Senge Solidário do Sindicato do Engenheiros no RS

** Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.


Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEGRADAÇÃO

Agrotóxico cancerígeno e mercúrio na água: pesquisadores da UnB são ouvidos na CPI do Rio Melchior

PODCAST DE FATO

‘Há setores da sociedade que desprezam a emergência climática, só querem dinheiro’, afirma Ary Vanazzi

Gentrificação

Prefeitura dá até 10 de junho para despejar Teatro de Contêiner e Tem Sentimento no Centro de SP; grupos recorrem

CRISE HUMANITÁRIA

‘O silêncio diante do ódio também é uma forma de consentimento’, afirma Laura Sito

Menos tempo na fila

Governo lança programa para ampliar especialidades médicas e agilizar diagnósticos no SUS

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.