Literatura

Livro da deputada Fernanda Melchionna faz resgate histórico da luta feminista no mundo

'Tudo isso é feminismo? Uma visão sobre histórias, lutas e mulheres' foi lançado na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
"Faz algum tempo que eu tinha o desejo de escrever e o feminismo me pareceu o tema mais latente para ser abordado", afirma a parlamentar - Foto: Ramiro Sanchez

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) lançou seu primeiro, chamado "Tudo isso é feminismo? Uma visão sobre histórias, lutas e mulheres", na noite do último sábado (11), na 69 ª Feira do Livro de Porto Alegre. A sessão de autógrafos contou com a presença de importantes nomes da política brasileira.

:: Inclusivass lança 2ª edição de projeto que conta histórias de sobreviventes do feminicídio ::

Entre os presentes, estiveram a ex-senadora Heloísa Helena (Rede), o ex-governador do RS Olívio Dutra (PT), a presidenta do PSOL-RS, Luciana Genro, os vereadores do PSOL em Porto Alegre Roberto Robaina e Pedro Ruas, o ex-vice governador do RS Miguel Rossetto (PT), o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), bem como centenas de apoiadores, amigos, parlamentares e sindicalistas.

Em "Tudo isso é feminismo?", a autora parte da sua experiência de anos na luta em defesa dos direitos das mulheres e de debates sobre gênero, feminismo e políticas públicas nos mais diferentes espaços sociais, culturais e midiáticos, para fazer um resgate histórico da luta feminista no mundo, sob uma perspectiva classista, histórica e de combate às opressões. Esta é obra de estreia de Fernanda, que é a primeira deputada federal da história da Câmara formada em Biblioteconomia.

:: Nalu Faria: uma feminista socialista extraordinária ::

"Faz algum tempo que eu tinha o desejo de escrever e o feminismo me pareceu o tema mais latente para ser abordado, já que é a pauta que norteia todo o meu trabalho parlamentar e ativismo de vida. Fiquei muito surpresa por ver a fila enorme que se formou na sessão de autógrafos. Mesmo com toda a chuva que caiu durante o dia, o povo não deixou de comparecer. Foi uma honra autografar cada um dos livros e espero que ele sirva como ferramenta de luta, como inspiração, como uma motivação para todos e todas que se somam à luta das mulheres", afirma a deputada. 

O livro é publicado pela Editora de Cultura e faz parte da Coleção Inquietações Contemporâneas, dirigida pelos acadêmicos Caio Riter e Diego Pautasso.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira