Diplomacia

Londres busca restabelecer um canal de diálogo com Cuba 

Cuba e Reino Unido buscam diálogo político e de cooperação com assinatura de acordo de Diálogo Político e Cooperação

Havana (Cuba) |
Londres espera acordo de "Diálogo Político e Cooperação" com Havana - Yamil Lage/AFP

Nesta terça-feira (21), o ministro britânico para as Américas e o Caribe, David Rutley, desembarcou em Cuba em visita oficial que tem como objetivo fortalecer as relações entre os dois Estados. 

De acordo com um comunicado oficial do Reino Unido, espera-se que um acordo de "Diálogo Político e Cooperação" seja assinado nesta semana para "estabelecer uma estrutura para o futuro diálogo entre os dois países" em uma série de questões, incluindo desenvolvimento econômico, meio ambiente e direitos humanos.

Esta é a primeira visita oficial de David Rutley, membro do Partido Conservador, ao país caribenho. Embora os detalhes do acordo não tenham sido divulgados, estima-se que ele facilitará possíveis investimentos do Reino Unido em Cuba. 

:: Venezuela acusa Peru de proibir saída de avião que transporta seleção venezuelana de futebol ::

Em 2017, a União Europeia (UE) assinou um acordo de "Diálogo Político e Cooperação" com Cuba, que serviu de estrutura para facilitar as relações em questões econômicas, especialmente desde a abertura que a ilha vem implementando nos últimos anos. A assinatura desse acordo pôs fim a duas décadas de distanciamento diplomático entre a União Europeia e Cuba, uma política que havia sido promovida pelo ex-presidente espanhol José María Aznar, do Partido Popular.

No entanto, a saída do Reino Unido da União Europeia - o Brexit de 2020 - os deixou por fora do acordo que agora se busca restabelecer.  

Com a assinatura desse acordo, Londres formalizará seu próprio mecanismo de comunicação com a ilha. A assinatura ocorre em um contexto de crescente pressão de setores da União Europeia contra o bloqueio dos EUA a Cuba, situação que afeta de forma direta seus investimentos no país caribenho. 

No final de maio, o Alto Representante da UE para Política Externa, Josep Borrell, viajou pela primeira vez a Havana como parte de uma clara demonstração de "apoio ao cada vez mais importante setor privado cubano". Tratou-se de um gesto político das autoridades de Bruxelas como parte de seu interesse em aprofundar as reformas econômicas que estão sendo realizadas na ilha.

:: EUA elogiam acordo entre governo e oposição na Venezuela e Caracas pede fim das sanções ::

Está previsto que Rutley se reúna com o Ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodriguez, e com representantes de várias agências da ONU, incluindo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Programa Mundial de Alimentos e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Durante sua viagem, o ministro também planeja se reunir com pequenos empresários locais e membros da comunidade de graduados Chevening de Cuba - um esquema de bolsas de estudo destinado a cursos de ensino superior no Reino Unido - para discutir "a situação social e econômica do país".

"Como parte de nosso compromisso de fortalecer o relacionamento entre o Reino Unido e Cuba, aguardo com expectativa a assinatura de um Acordo de Diálogo Político e Cooperação que nos permitirá abordar questões de importância para ambos os lados, como direitos humanos e o embargo", disse David Rutley.

Edição: Leandro Melito