Deputados da base do governador Ratinho Junior (PSD) concederam ao ex-presidente Jair Bolsonaro o título de cidadão honorário paranaense. Atributos e qualidades para isso não faltam. Vejamos: duas vezes inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE); acusação de genocida na pandemia de Covid; multas por descumprir normas de aglomeração nas motociatas e não usar máscara; descaso na compra da vacina e incentivo ao uso de cloroquina; investigação por alteração de cartão de vacinação da filha.
Mais recentemente, têm a suspeita de vender jóias pertencentes ao patrimônio público e compra de imóveis em dinheiro vivo. Ainda tem descaso com povos indígenas, agressões a jornalistas, entre muitas outras “qualidades” reconhecidas pelos deputados.
E quando o assunto é golpe, Bolsonaro está presente. Os parlamentares homenageiam alguém que, segundo o relatório da CPI dos Atos Golpistas, “fez inúmeras lives durante o exercício do mandato de presidente, questionando o sistema eletrônico de votação, ocasiões em que sequer apresentava fundamento técnico ou fático concreto”.
A “capivara” ignorada pelos deputados aponta que o ex-presidente pode ter cometido 60 potenciais crimes envolvendo ódio; crimes na pandemia; crimes de corrupção e crimes eleitorais. Tudo isso pode ser conferido no dossiebolsonaro.com.