Corte de recurso

Conselho Nacional dos Direitos Humanos solicita suspensão dos repasses de Ministério a Comunidade Terapêutica no DF

Denúncias de irregularidades no uso desses recursos na "Salve a Si” motivou ação e acompanhamento

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Comunidades Terapêuticas recebem recursos do GDF para funcionamento - Foto: Reprodução/Agência Brasília

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) solicitou ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) a suspensão dos repasses públicos à Comunidade Terapêutica "Salve a Si”, que funciona no DF e é alvo de diversas denúncias.

O CNDH recebeu denúncia de violação de direitos humanos e instaurou procedimento administrativo para apurar as irregularidades no uso desses recursos e instaurou procedimento para acompanhar a questão. “Importante destacar que a denúncia foi acompanhada de documentos que revelam que o Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou fiscalização imediata na organização Salve a Si - e também a suspensão do repasse de dinheiro público à Salve a Si” destacou o CNDH em ofício enviado ao MDS.

O Conselho também solicita informações de todos os contratos ou convênios que o Ministério tenha celebrado com a "Salve a Si" e de todos os repasses de recursos feitos a essa comunidade terapêutica nos últimos cinco anos. Os pedidos de informações são feitos com base na Lei de Acesso à Informação. 

O Brasil de Fato DF entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para comentar o caso, mas a pasta ainda não respondeu a solicitação. O espaço está aberto para as futuras manifestações.

TCDF

Em agosto, o Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou que o corpo técnico realizasse imediata inspeção in loco na Organização da Sociedade Civil (OSC) Salve a Si e em sua filial, a Casa Maria de Magdala. O Tribunal analisa uma representação sobre suposto uso indevido de verbas públicas repassadas à comunidade terapêutica e de reabilitação a dependentes químicos.

:: Novas denúncias de violências escancaram irregularidades nas comunidades terapêuticas do DF ::

De acordo com o Tribunal, as impropriedades englobam desvio de finalidade na utilização dos recursos públicos; erros substanciais na execução das atividades objeto da parceria; e deficiências associadas à transparência tanto na gestão dos recursos, quanto na prestação do serviço. Em outra decisão, o TCDF determinou que a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF) suspenda imediatamente o repasse de recursos públicos à organização.

Ato contra comunidades terapêuticas

Movimentos sociais do campo da Luta Antimanicomial e da Luta Antiproibicionista conclamaram um ato de manifestação contra as comunidades terapêuticas em Brasília no dia 13 de dezembro. Os movimentos destacam as inúmeras denúncias de crimes,  violências e violações de direitos humanos perpetrados por essas instituições, que  continuam recebendo apoio e financiamento do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social. 

A concentração para o evento será em frente ao Museu Nacional da República, em Brasília, a partir das 8 horas da manhã. A manifestação conta com o apoio da  RENILA, MNLA (Movimento POP RUA do DF), Associação Paulista de Saúde Pública, Coletiva Nacional de Mulheres Antimanicomiais, Saúde Mental & Militância no DF, Movimento de saúde Mental e Bem Viver dia Povos Indígenas, Coletivo Voz Materna, Coletivo Utopia Viva, CRP 01/DF, Setorial Nacional do PSOL, Fórum Popular de Saúde, ANDES-SN.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva