VIDA DAS MULHERES

Dia de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher tem ação em Porto Alegre

Entrega do Cartão Vermelho e os Cantadores do Povo chamaram a atenção para o tema em Porto Alegre e Canoas

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Ação foi organizada pelo Grupo de Trabalho da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres - Foto: Divulgação

A Estação Mercado Público da Trensurb foi local de conscientização, na manhã desta quarta-feira (6), para enfrentar a violência de gênero. Uma ação reuniu integrantes do Grupo de Trabalho da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, Polícia Civil, Núcleo de Apoio à Diversidade da Trensurb e movimentos sociais, além da participação interativa dos Cantadores do Povo.

:: Trensurb adere à mobilização nacional Brasil Sem Misoginia e vai promover ações nas estações ::

A primeira ação do dia envolveu a distribuição do "Cartão Vermelho", símbolo adotado pela Frente Parlamentar, uma iniciativa inédita criada em 2011 na Assembleia Legislativa, com o objetivo de promover a reflexão e dar um basta à cultura machista e à violência contra a mulher.

O deputado Adão Pretto (PT) destacou que o Rio Grande do Sul é, infelizmente, um estado com uma forte cultura machista, mas estão tentando mudar essa mentalidade, contando com a simpatia dos homens para essa luta.

:: Profissionais da beleza se aliam ao combate à violência contra as mulheres ::

Por sua vez o delegado Gabriel Lourenço ressaltou que o Dia Nacional de Mobilização é um momento praticado simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público. Ele elogiou a capacidade do deputado Adão Pretto em unir parceiros e entidades nesta luta.

No projeto Estabelecimento Parceiro, iniciado em Alvorada, várias barbearias, salões de beleza e lojas do setor receberam o certificado da campanha, em parceria com o SINCA/RS.

Na Assembleia gaúcha, Adão Pretto aproveitou a sessão plenária para fazer um pronunciamento sobre o Dia Nacional de Mobilização, lembrando que o movimento surgiu após o massacre que resultou na morte de 14 mulheres no Canadá.

:: No dia mundial de combate à violência contra as mulheres, sapatos lembram as que partiram ::

Encerrando as atividades do primeiro dia, o destino foi Canoas, onde um grupo coordenado por Pretto, com a participação dos Cantadores do Povo, promoveu a entrega do Cartão Vermelho no Calçadão do Centro para homens e mulheres, anunciando uma programação extensa nos próximos dias em prol da defesa das mulheres.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko