Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Expressão Artística

DF: Mostra de arte drag acontece neste sábado (9) e reúne apresentações de 30 artistas

Com entrada gratuita, performances iniciam a partir das 16 horas, no Teatro Plínio Marcos

04.dez.2023 às 09h19
Atualizado em 08.dez.2023 às 09h19
Brasília (DF)
Redação

A transformista Marcinha do Corintho é uma das mentoras da Performática Drag 2023 - Foto: Divulgação

Com o tema “Era uma vez… um conto Drag”, acontece neste sábado (9), a 3ª edição da Performática Drag, que reúne 30 artistas drag queens do Distrito Federal. A entrada é gratuita e as apresentações iniciam a partir das 16 horas, no Teatro Plínio Marcos (Eixo Cultural Ibero-Americano).

A Performática Drag é uma mostra de arte transformista que visa fortalecer a cena drag do Distrito Federal. De acordo com o Distrito Drag, que organiza o evento, foram 52 drag queens inscritas no processo seletivo, destas 30 foram escolhidas para as apresentações.

Este ano, o tema tem como objetivo transformar histórias clássicas ou criar novas narrativas com performances inovadoras. “A gente quer usar este universo lúdico como forma de escapar do estereótipo de que a comunidade LGBTQIA+ é atravessada apenas pela luta pela sobrevivência e pela tristeza. Queremos mostrar que existem outras histórias e narrativas às quais podemos pertencer. E colocar isso em um palco é uma realização muito forte”, observa Victor Baliane, drag queen e diretora artística desta edição da Performática Drag.

Para as apresentações, as performers recebem mentorias das artistas Marcinha do Corintho (SP), Linda Brondi (DF) e Thelores (SP), além de uma premiação no valor de R$ 1.200 reais.

“O processo de mentoria é muito valioso. No cenário drag queen é comum que façamos tudo sozinhas até o momento da performance. Criamos o figurino, coreografia, editamos música, tudo isso num cenário solitário. Então é muito importante ser acompanhado por um olhar de fora nesta jornada”, avalia Victor Baliane.

A apresentação da Performática Drag será de Raykka Rica, drag queen, DJ e uma das fundadoras do Distrito Drag.

Performáticas

As drag queens que se apresentam nesta edição são: Adora Black, Akira, Allice Bombom, Andyva Divã, Avellaskis, Besshaloka, Brenda Max, Carrie Myers, Cassandra Monster, Crystal Monroe, Dakota Overdoze, Donna Karão, Elloa Negrinny, Etcetera Vibes, Harley Pocstar, Henriel Black, K-halla, Laisa Black, Larissa West, Licorina Impéria, Luwi Bloom, Madison Parker, Naomi Leakes, Orianna, Pâmela Morgan, Pérola Negra, Shayennie Aparecida, Simone Demoqueen Laffond.

Para assistir as apresentações é necessário a retirada de ingressos no site.

Referência

Fundado em 2017, o Distrito Drag é referência nacional em produção cultural, formação artística, política e técnica para a comunidade LGBTQIA+. O coletivo artístico produz e amplifica a cultura LGBTI a partir da arte transformista, com a perspectiva de enxergar a cultura enquanto ação política. Entre as ações desenvolvidas pelo coletivo estão o premiado Bloco das Montadas, o Calendrag, o Festival Nacional de Arte Transformista, a Performática Drag, o Prêmio Jorge Lafond e a série de cursos de capacitação voltados para a economia criativa, o Qualifique-se +.

Performática Drag “Era uma vez… um conto Drag”

Sábado, 9 de dezembro

A partir das 16 horas

Local: Teatro Plínio Marcos – Eixo Cultural Ibero-Americano (Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural)

Entrada gratuita

Retirada de ingressos disponível neste link.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp :: 

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PAREM O FIM DO MUNDO

Artistas e ativistas protestam no Recife Antigo contra ameaças de retrocesso ambiental, neste domingo (13)

LEI

Pessoas com deficiência terão cotas no ensino técnico e superior de SP

RECUPERAÇÃO

Bolsa de Valores de Caracas é uma das mais valorizadas do mundo em 2025 

Crise

Taxação de Trump trava exportações brasileiras e deixa toneladas de mel e peixe encalhadas

FEMINICÍDIO ZERO

Em audiência com ministra das Mulheres, Eduardo Leite se compromete com instalação da Casa da Mulher Brasileira

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.