Desigualdade

Moraes suspende concursos para a PM do Ceará que restringiam vagas para mulheres

A decisão liminar ainda deverá ser analisada pelo plenário do STF

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Moraes afirmou que a interpretação sobre a legislação caracteriza uma “afronta à igualdade de gênero” - Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu dois concursos da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) que limitavam apenas 15% das vagas para as mulheres. Estão suspensos os exames para formação de soldado e de 2º tenente.

:: “Romper com a desigualdade de gênero é tarefa de muitas gerações”, diz Silvana Conti :: 

A Procuradoria-Geral da República (PGR), autora da ação, questionou a Lei estadual 16.826/2019, que estabelece um percentual mínimo de 15% das vagas para mulheres. A interpretação, no entanto, tem sido a de restringir as candidatas mulheres a apenas 15% das vagas.  

Em sua decisão liminar, que ainda passará pelo plenário do STF, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que a interpretação sobre a legislação caracteriza uma “afronta à igualdade de gênero”. O magistrado também afirmou que a suspensão se deve ao fato de que os concursos estão em estágio avançado sem garantir às mulheres uma participação igualitária. Por isso, a finalização dos exames pode gerar prejuízos “irreversíveis”. 

:: Paridade de gênero e raça é fundamental para a democracia, defendem militantes em audiência ::

"A desigualdade inconstitucional na lei se produz quando a norma distingue de forma não razoável ou arbitrária um tratamento específico a pessoas diversas. Para que as diferenciações normativas possam ser consideradas não discriminatórias, torna-se indispensável que exista uma justificativa objetiva e razoável", escreveu o ministro. 

Edição: Vivian Virissimo