A Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba (CPCI), instituição que abriga indígenas do interior do Paraná que vêm comercializar seus artesanatos na capital, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para o Natal. É nessa época, quando recebe o maior número de indígenas no ano, que a entidade mais precisa de donativos, como alimentos, brinquedos e materiais escolares.
A coordenadora da CPCI, Ceia Kavenhgág Bernardo, afirma que a prefeitura de Curitiba, responsável por parte dos custos da entidade, garante suprimentos para a alimentação de 60 pessoas. No entanto, afirma ela, a instituição chega a receber 150 nessa época do ano – na maioria dos casos, são artesãos que vêm com pouco dinheiro para a cidade.
O articulador geral da CPCI, Silas Ubirajara Donato de Oliveira, afirma que a campanha é muito importante para que as famílias consigam levar alimentos, roupas, brinquedos e material escolar para suas aldeias, já que se trata de pessoas muito carentes. “Eu peço que os apoiadores nos ajudem a fazer mais essa campanha de arrecadação”, disse.
A CPCI está aceitando doação de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, farinha, macarrão, leite), doces e biscoitos e materiais escolares. A instituição pede ainda doações de brinquedos novos ou em boas condições para crianças de 1 a 11 anos. Elas devem ser entregues no endereço da instituição, na Rua Rockfeller, 1177, no bairro Rebouças, em Curitiba. As doações em dinheiro podem ser feitas pelo pix 50.583.471/0001-48 ou 098.213.529-79 (Ceia Kavenhkag Bernardo).
"Durante o final de ano, recebemos um número maior de pessoas, incluindo crianças, adolescentes e mães. É um momento importante para nós, pois abrimos espaço para arrecadações específicas destinadas à Casa de Passagem, garantindo que possamos atender a essa demanda adicional", explica Ceia.
Segundo ela, na campanha do ano passado, infelizmente a arrecadação obtida não foi suficiente. Por essa razão, este ano, a organização busca não apenas aumentar o valor arrecadado, mas também a obtenção de alimentos, materiais escolares, brinquedos e outros itens essenciais. "Queremos garantir que, para as festividades, possamos montar cestas de Natal para as famílias que precisam de suporte adicional, oferecendo uma alimentação adequada e celebrações dignas para todos", destaca.
Como doar
-
Alimentos, materiais escolares e brinquedos podem ser entregues diretamente na Casa De Passagem Indígena: na Rua Rockfeller, 1177, bairro Rebouças.
-
Doações em dinheiro podem ser feitas por pix: 50.583.471/0001-48 ou 098.213.529-79 (Ceia Kavenhkag Bernardo).