ASSISTA

Sabatina de Flávio Dino e instalação da CPI da Braskem no Senado movimentam agenda política

O programa Central do Brasil desta quarta-feira(13) abordou o início da sabatina de Flávio Dino e Paulo Gonet

Brasil de Fato | Recife(PE) |
Ministro da Justilça, Dino falou sobre atos golpistas e garantiu imparcialidade quando estiver no papel de juiz - Foto: Câmara dos Deputados

O programa Central do Brasil desta quarta-feira(13) abordou o início da sabatina de Flávio Dino e Paulo Gonet na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Os dois são os indicados do presidente Lula da Silva para os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) e procurador-geral da República(PGR), respectivamente.

Até a exibição do programa, a sessão ainda não havia terminado. Os dois estão sendo sabatinados ao mesmo tempo pelos senadores, em um formato inédito na Casa. A sessão começou por volta das 9h. 

Até então, os dois responderam questionamentos sobre leis trabalhistas, liberdade de expressão, os atos golpistas do 8 de janeiro e o respeito à população LGBTQIA+. 

Flávio Dino, quando foi questionado sobre uma suposta ocultação de vídeos que registraram ações dos atos golpistas, explicou que a tese não faz sentido e que todo material foi disponibilizado para a Polícia Federal. 

"As imagens internas foram todas entregues. Não sei de onde surgiu essa ideia de que faltam. Não, sobram imagens sobre o oito de janeiro", afirmou o ministro e indicado ao STF. 

Dino explicou que respeitará o que ele chamou de "ética profissional" do juiz quando estiver no papel de ministro do STF e que sabe distinguir o papel do político daquele que deve ser exercido por um juiz. Ele também garantiu que deve atuar sempre em defesa da harmonia entre os poderes. 

Além da sabatina na CCJ, o Central do Brasil também destacou a instalação da CPI da Braskem, que terá o senador Omar Aziz(PSD- AM) como presidente e Jorge Kajuru(PSB-GO) como vice. O relator será definido na primeira reunião da comissão. 
 
O programa também abordou a resolução aprovada na Assembleia Geral da ONU que pede cessar-fogo humanitário nos ataques de Israel contra a Palestina, o anúncio do novo pacote econômico do governo Javier Milei na Argentina e o texto aprovado na COP28, em Dubai, que aponta para uma transição para energia limpa, mas sem defender a "eliminação" dos combustíveis fósseis. 

A edição completa desta quarta-feira(13) está disponível no canal do Brasil de Fato no YouTube

Assista agora! 



O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e emissoras parceiras. 

Edição: Rebeca Cavalcante