RECONHECIMENTO

Brasil de Fato RS vence Prêmio Sintergs de Jornalismo na categoria fotografia

Jorge Leão é autor da foto “Olhar do abandono”, que estampa matéria sobre impactos da precarização do serviço público

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Equipe do BdF RS presente: editora-chefe Katia Marko, fotógrafo Jorge Leão, repórter e representante da ARI Walmaro Paz, diretora-executiva Saraí Brixner - Foto: Carlos Macedo/Divulgação Sintergs

O Brasil de Fato RS ficou em primeiro lugar na categoria fotografia do 2º Prêmio Sintergs de Jornalismo, com a foto “Olhar do abandono”, do fotógrafo Jorge Leão. Entregue nesta quinta-feira (14), a premiação do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Rio Grande do Sul (Sintergs) reconhece trabalhos jornalísticos que evidenciem a importância do serviço público para a população.

:: Brasil de Fato RS é condecorado com a medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa ::

A fotografia vencedora estampa a reportagem “Falta de servidores dificulta andamento da habitação e regularização fundiária no estado”, publicada em outubro deste ano no site do Brasil de Fato RS. Jorge Leão também ficou entre os finalistas premiados na primeira edição Prêmio Sintergs de Jornalismo.

"Ano passado havia ficado em terceiro lugar e fiquei muito feliz. Esse ano foi uma felicidade em dobro", afirma.

O fotógrafo defende que a matéria “é um conjunto harmônico entre o texto e a imagem, ambos se contextualizando”. Ao receber o prêmio, ele recordou da equipe do Brasil de Fato RS, a quem agradeceu e destacou o esmero “para fazer um jornalismo sério”.


Fotografia vencedora: "Olhar do abandono" / Foto: Jorge Leão

Ele agradeceu também à Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Arforc-RS), da qual faz parte, ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) e ao Sintergs.

"Importante termos eventos como este onde podemos mostrar nosso trabalho, o trabalho de uma equipe, o trabalho coletivo que envolve muitas vezes dias ou meses para fechar uma matéria. Jornalismo sério e comprometido com a verdade é o que faz o nosso Brasil de Fato RS e fico muito feliz de poder ilustrar a matéria com a foto premiada em primeiro lugar. Vida longa ao jornalismo do Brasil de Fato RS", comenta Jorge Leão.

A editora-chefe do Brasil de Fato RS, Katia Marko, considera importante o reconhecimento do trabalho de Jorge Leão, “que coloca seu tempo e acúmulo profissional à serviço do fortalecimento da comunicação popular”.

Katia destaca que, “cada vez mais, o jornalismo do Brasil de Fato se consolida no nosso estado como uma fonte séria e comprometida com as vozes que não estão na imprensa comercial”. Segundo ela, o prêmio representa muito para toda a equipe. “A batalha diária para existirmos nos exige bastante, ver esse esforço reconhecido é gratificante”, acrescentou.

"Exemplos de jornalismo de qualidade"

Repórteres da Agência Pública, Brasil de Fato RS, Zero Hora, Rádio Gaúcha e Revista Sextante, da UFRGS celebraram o primeiro lugar nas categorias on-line, Fotografia, Impresso, Eletrônico e Estudante, respectivamente. Ao todo, foram agraciados jornalistas e estudantes de onze veículos. Os vencedores foram revelados em evento realizado na sede do Sintergs.

“Os premiados desta noite são exemplos de jornalismo de qualidade, de jornalismo que faz a diferença, de jornalismo que transforma a realidade. São profissionais que merecem o nosso respeito, a nossa admiração e o nosso aplauso”, disse Valdir Bandeira Fiorentin, diretor de Comunicação do Sintergs, durante a cerimônia. O dirigente falou sobre a sensação de dever cumprido do atual mandato e desejou sucesso para a gestão que assume o sindicato em janeiro.

Diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), Viviane Finkielsztejn, agradeceu a oportunidade de participar da entrega do 2º Prêmio Sintergs e ressaltou que, assim como os servidores públicos, a categoria vem sofrendo assédio e agressões. “Nos últimos quatro anos, fomos atacados moral e fisicamente, mas não podemos nos abater. Em tempos de fake news, nosso trabalho se torna cada vez mais importante. Nosso ofício é informar com qualidade”, disse a sindicalista.

O concurso é chancelado Sindjors, pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e pela Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Arforc-RS), que integram a comissão julgadora. Também fazem parte do grupo um jornalista de referência no mercado, um jornalista servidor associado ao sindicato, representante da assessoria de comunicação do Sintergs e da diretoria de Comunicação do sindicato.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira