pela democracia

Movimentos realizam atos em diversas partes do país para marcar 1 ano do golpismo de 8 de janeiro

Eventos acontecem já a partir deste domingo (7), em Brasília (DF)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Atos vão ocupar espaços públicos em diferentes locais do país - Divulgação

*texto atualizado às 18h23 de 05/01/24 para correção de informação

Representantes de movimentos populares e sindicais, além de partidos políticos, organizam uma série de atos para marcar um ano do golpismo bolsonarista na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Os atos acontecem em diferentes partes do país.

As manifestações já começam neste domingo (7), quando acontece o "Ato em Defesa da Democracia", em Brasília. A concentração está marcada para 10h, no Eixão, altura da 208 Norte. O ato é iniciativa de um conjunto de organizações, como a Central Única dos Trabalhadores no DF (CUT-DF) e o Fórum de Oposição Permanente ao Governo Ibaneis.

O ato dos movimentos e partidos políticos na capital federal foi marcado para domingo para não concorrer com o ato institucional que vai reunir líderes dos três Poderes e representantes do governo. O ato "Democracia Inabalada" acontece no próprio dia 8, no Congresso Nacional, a partir das 14h.

Atos pelas cidades em 8 de janeiro

O dia que marca um ano da intentona bolsonarista terá encontros em diversas partes do país. Em São Paulo, o ato organizado pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo acontece na Avenida Paulista, junto ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), às 17h.

O evento no Rio de Janeiro também acontece às 17h de segunda-feira (8). A Frente Povo Sem Medo e  Frente Brasil Popular organizam o encontro na Cinelândia, tradicional ponto de concentração de manifestantes na região central da cidade.

Em Belo Horizonte, a Casa do Jornalista, sede do sindicato dos profissionais da área, recebe o "Ato em Defesa da Democracia - Ditadura Nunca Mais". O encontro é organizado pelo próprio sindicato, por partidos políticos e por centrais sindicais, e começa às 16h.

Os Comitês Populares de Luta do Espírito Santo, articulados com outros movimentos populares e sindicais e partidos políticos, realizam um ato na segunda-feira (8), a partir das 16h30, junto à Assembleia Legislativa (Ales). "Sem anistia para terroristas", diz o comunicado divulgado pelo grupo.

Edição: Thalita Pires