memória

Ato em defesa da democracia ocupa o centro de Curitiba

Atividade marca um ano dos ataques golpistas de invasão aos prédios dos três Poderes, em 8 de janeiro de 2023

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Ato aconteceu na tarde desta segunda (8), no Centro de Curitiba - Foto: Fernan Silva/BdF-PR

Dezenas de manifestantes se reuniram no centro de Curitiba, nesta segunda (8), para um ato em defesa da democracia. Batizada de "Democracia Inabalada", a atividade teve início às 13h. Entre os manifestantes, estiveram presentes lideranças políticas e de movimentos populares e sindicais. 

"Estamos nas ruas para dizer golpe nunca mais, ditadura nunca mais, direitos humanos sempre, democracia sempre, liberdade de expressão e vida melhor para o povo brasileiro", disse Marlei Fernandes, professora e dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da APP-Sindicato.

A atividade marca um ano dos ataques golpistas que depredaram os as sedes dos três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Os manifestantes também cobraram punição aos envolvidos nos ataques na capital federal. Outras cidades do Paraná, como Maringá e Londrina, e outras capitais do Brasil também tiveram atos semelhantes.

"É importante lembrar que a nossa democracia passou por momentos complicadíssimos. É importante sempre defender a democracia, porque ela vai continuar em risco enquanto tiverem atores da sociedade que não concordam com o ponto de vista do outro e que, na ausência da maioria democrática, vão para o enfrentamento e para o fascismo", pontuou Alexandro Guilherme Jorge, presidente do Sindipetro-PR/SC.

 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini