Dezenas de manifestantes se reuniram no Centro de Curitiba, nesta segunda (8), para um ato em defesa da democracia. Chamada de "Democracia Inabalada", a atividade teve início às 13h. Entre os manifestantes, estiveram presentes lideranças políticas e de movimentos populares e sindicais.
"Estamos nas ruas para dizer golpe nunca mais, ditadura nunca mais, direitos humanos sempre, democracia sempre, liberdade de expressão e vida melhor para o povo brasileiro", disse Marlei Fernandes, professora e dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da APP-Sindicato.
A atividade marca um ano dos ataques golpistas que depredaram os Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Os manifestantes também cobraram punição aos envolvidos nos ataques na capital federal. Outras cidades do Paraná, como Londrina e Maringá, e outras capitais do Brasil também tiveram atos semelhantes.
"É importante lembrar que a nossa democracia passou por momentos complicadíssimos. É importante sempre defender a democracia, porque ela vai continuar em risco enquanto tiverem atores da sociedade que não concordam com o ponto de vista do outro e que, na ausência da maioria democrática, vão para o enfrentamento e para o fascismo", pontuou Alexandro Guilherme Jorge, presidente do Sindipetro-PR/SC.
Ato no Congresso
Nesta segunda também acontecerá ato no Congresso Nacional, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mais de 500 convidados e convidadas, entre lideranças e representantes dos movimentos populares e sindical, ministros e ex-ministros do STF, presidentes dos tribunais superiores, ministros e ministras do governo federal.