MOBILIZAÇÃO

Servidores ambientais fazem manifestação nesta quinta (11) em frente ao Ministério do Meio Ambiente

Na linha de frente do combate ao desmatamento, categoria faz paralisação parcial e pede restruturação na carreira

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Servidores do Ibama paralisaram operações externas para pressionar governo a negociar - Divulgação/ Ibama

Servidores federais da área ambiental convocaram uma manifestação em Brasília (DF) pela restruturação da carreira. O ato está marcado para esta quinta-feira (11) às 15h em frente ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, chefiado por Marina Silva. 

Convocada pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), a manifestação faz parte da mobilização da categoria por melhores condições de trabalho e pela restruturação na carreira.

Desde 1º de janeiro, os servidores paralisaram as atividades externas, incluindo as operações contra o crime ambiental do Ibama. O objetivo é pressionar o governo federal a retomar as negociações com a carreira de especialista em meio ambiente, composta por mais de 8 mil servidores do Ibama, o ICMBio e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e outros órgãos.

A Ascema afirma as reivindicações buscam também dar sustentabilidade à política ambiental do governo Lula (PT). Com déficit de servidores e defasagem salarial, a categoria diz estar sobrecarregada diante do empoderamento do crime nos anos de gestão Jair Bolsonaro (PL).  

:: Lula enterrou política antiambiental de Bolsonaro, mas precisa fazer mais para zerar desmatamento ::

"Esta suspensão de atividades externas certamente terá impactos significativos na preservação do meio ambiente e atribuímos isso aos dez anos de total abandono da carreira do serviço público que mais sofreu assédio e perseguição ao longo do governo e que ainda não foi devidamente acolhida e valorizada pelo atual [governo]", afirma a carta dos servidores do Ibama.  

Em outubro de 2023, a categoria encaminhou ao Ministério da Gestão (MGI) uma proposta que prevê a equiparação salarial com os técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) e a criação de gratificações para servidores lotados em áreas remotas ou que conduzem atividades de risco. 

Nesta semana, o MGI informou aos trabalhadores que a mesa temporária de negociação será retomada em 1º de fevereiro. O servidores prometem manter a mobilização e preveem o crescimento da adesão à paralisação.

:: Servidores divulgam relatório de ações do governo Bolsonaro contra o meio ambiente ::

Edição: Thalita Pires