A tradicional Feira do Alimento Saudável retorna a São Leopoldo neste sábado (13), após pausa nas semanas de final de ano. Conhecida pela comercialização de produtos agroecológicos e livres de agrotóxicos, também é possível encontrar artesanatos e mudas de plantas.
:: Agroecologia na boca do povo: um outro Brasil é agora ::
A feira é realizada aos sábados nas seguintes localidades: na Praça Tiradentes, em frente à antiga Prefeitura e na avenida Thomas Edson, ao lado do Charrua. Os feirantes estão nos locais das 8h às 12h. Às quartas-feiras, ocorre na Praça Elis Regina, das 13h30 às 17h30.
A iniciativa é organizada através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), oportunizando a participação de grupos da Economia Solidária do município.
“Com muita alegria anunciamos o retorno da nossa Feira do Alimento Saudável, após a pausa para as festas de final de ano. Desejo boas vendas aos nossos feirantes e convidamos à comunidade a seguir prestigiando, cada vez mais, este evento tão importante para os produtores locais”, afirma o titular da Sedettec, Juliano Maciel.
A Feira do Alimento Saudável surgiu em 2017 por meio do projeto da gestão municipal em prover à população maior acessibilidade a alimentos orgânicos. Naquele período, foi debatido em reuniões do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea) – órgão ligado à Secretaria de Assistência Social – a necessidade de São Leopoldo sediar um evento que dispusesse alimentos orgânicos e que ocorresse no Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro. A execução do projeto foi fruto de uma parceria entre o Sindicato Rural de São Leopoldo e a Emater/RS-ASCAR.