PRÉ-CARNAVAL

Bloco Garibaldis e Sacis comemora 25 anos e inicia o pré-carnaval de Curitiba neste domingo (14)

A programação do histórico Garibaldis e Sacis, em 2024, será a maior da sua história

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Homenageado do Bloco será um dos seus fundadores, o multiartista Itaercio Rocha, que atualmente vive no Maranhão - Júlio Garrido

Em ritmo de comemoração dos seus 25 anos de história, o Bloco Garibaldis e Sacis dá o pontapé inicial no pré-carnaval de Curitiba, no próximo domingo, 14, com concentração na Boca Maldita.

Continua após publicidade

Neste ano, o homenageado do Bloco será um dos seus fundadores, o multiartista Itaercio Rocha, que hoje vive no Maranhão e participará do pré-carnaval em Curitiba.

Continua após publicidade

A programação do histórico Garibaldis e Sacis em 2024 será a maior da sua história. Além das já tradicionais saídas no centro da cidade e nos bairros, neste ano o bloco também fará um evento especial de comemoração à noite, no Largo da Ordem, percorrendo o roteiro que o originou. Outra novidade é que haverá uma participação especial no Carnaval de Curitiba.

Continua após publicidade

:: 'Entre a raiz profunda e a copa mais alta, samba se transforma e permanece', diz Luiz Antonio Simas ::

Continua após publicidade

Fantasias tradicionais

Historicamente, cada saída do Bloco Garibaldis e Sacis tem um tema. No domingo (14) o Bloco começa com as "Fantasias Tradicionais". A ideia é se vestir das fantasias tradicionais dos bailes de carnaval, como pierrô, marinheiro, colombina, pirata ou como a imaginação dos foliões quiser.

A coordenação do bloco faz apenas um lembrete aos foliões: será repudiado todo e qualquer traje que reforce estereótipos hostis com identidade de gênero e que sugiram racismo.

:: Brincar sem ofender: fantasias que ridicularizam outras pessoas devem ser evitadas no carnaval ::

A concentração será a partir das 14h na Boca Maldita, em direção ao Paço da Liberdade.


Historicamente cada saída do Bloco Garibaldis e Sacis tem um tema / Júlio Garrido

Festa de Gala

Já na próxima terça feira (16), para comemorar mais um ano de existência do bloco, será realizada a "Festa de Gala", às 19h, no Largo da Ordem, local onde o bloco se originou há 25 anos.

Aos domingos, como já é tradicional, o bloco sairá no centro da cidade.

Outras saídas ocorrerão em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba para levar a alegria dos Garibaldis e Sacis para os bairros da cidade. Além do Bairro Novo, o Bloco irá até o Tatuquara. Segundo a presidente da Associação dos Garibaldis e Sacis, Anaterra Viana, há uma importante parceria com a Prefeitura para que os foliões possam se divertir com segurança.

"Neste ano, os blocos de pré-carnaval ampliaram o diálogo com a Fundação Cultural de Curitiba, o que resultou em uma estrutura que desejamos que garanta diversão sem preocupação", diz.

Homenagem no Carnaval

No carnaval de Curitiba, os integrantes do Bloco Garibaldis e Sacis sairão como bloco na Avenida Marechal Deodoro, local escolhido pela Prefeitura para os desfiles das escolas. Mas, também serão homenageados pela Escola de Samba Mocidade Azul e será uma das alas da escola.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Pedro Carrano