Sucateamento

Protesto contra privatização do Metrô-DF tem panfletaço em estações nesta semana

As ações são organizadas pelo sindicato que representa a categoria e buscam dialogar com a população sobre o projeto

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Mobilização pretende conscientizar popular sobre situação do Metrô no DF - Carlos Gandra/Arquivo CLDF

Os funcionários do Metrô do Distrito Federal, sindicalistas de diversas categorias e movimentos populares do DF cumprem uma agenda contra a privatização do órgão nesta semana. A proposta é fazer um panfletaço, chamando a atenção da população sobre os riscos do projeto de privatização da companhia, defendido pelo governador Ibaneis Rocha (MDB)

A mobilização começou nesta terça-feira (17), na Rodoviária do Plano Piloto. Na quarta-feira (17), a distribuição de panfletos será realizada na Praça do Relógio, em Taguatinga, às 17h. Na quinta-feira (18) será a vez da Estação Ceilândia Centro receber o panfletaço às 7h; e na sexta-feira, (19) a Estação Samambaia, também às 7h. 

De acordo com a secretária de Comunicação e Mobilização do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Metroviários do Distrito Federal (SindMetroDF), Neiva Lopes, é importante chamar a atenção da população para a estratégia do Governo do Distrito Federal.

“O que estamos vendo é uma ação de sucateamento do Metrô, para ganhar o apoio da opinião pública para esse projeto de privatização. Se colocar na mãos das empresas resolvesse, não teríamos esse caos no transporte de ônibus, que está todo com a iniciativa privada”, analisou Neiva. 

Privatização do Metrô-DF

A privatização do Metrô-DF é um dos objetivos de Ibaneis desde a sua primeira gestão. Apesar de o Tribunal de Contas ter apontado inconsistências no projeto e especialistas e entidades apontarem que seria ruim para o transporte na Capital, o GDF segue no intuito de entregar o sistema para a iniciativa privada.

Nos últimos meses uma série de acidentes tem ocorrido no Metrô-DF, por problemas de manutenção, como uma explosão no túnel em outubro, o incêndio em vagões em Águas Claras, em janeiro, além de outras falhas que interrompem o fluxo do sistema e causam preocupação na população. 

Panfletaço
 

Dia 17 de janeiro - 17h -  Praça do Relógio, em Taguatinga, 

Dia 18 de janeiro - 7h - Estação Ceilândia Centro

Dia 19 de janeiro - 7h - Estação Samambaia

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino