Dignidade e trabalho

Curitiba terá ação de cidadania e empregabilidade para população trans e travesti

Ação acontece no Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, das 9h às 16h, na Praça Santos Andrade

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Pessoas interessadas deverão levar RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho - Foto: Mídia Ninja

Na próxima segunda (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans, acontece uma ação de cidadania e empregabilidade para a população trans e travesti em Curitiba. As atividades ocorrerão na praça Santos Andrade, em frente às escadarias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), das 9h às 16h. A iniciativa é realizada por meio das Secretarias da Justiça e Cidadania (Seju), e da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda.

No dia, o ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante fará intermediação de mão de obra e auxiliará na confecção da Carteira de Trabalho Digital. Serão disponibilizadas vagas específicas, que ainda estão na fase de prospecção. Porém, todas as vagas registradas da rede Sine (Sistema Nacional de Emprego) na Agência do Trabalhador de Curitiba também estarão disponíveis.

:: 'Somos as minorias das minorias na universidade', afirma primeira mulher trans doutora em história no Brasil ::

As pessoas interessadas deverão levar RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho (física ou digital). A equipe da Coordenação de Direitos Humanos (CODH) da Seju estará presente para ajudar na confecção de currículos e demais questões documentais, orientando para o acesso aos serviços públicos de apoio psicológico e socioassistencial, e distribuindo materiais educativos.

A ação contará ainda com a participação da advogada Gisele Szmit, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-PR e membro do Comitê LGBTI+ do Paraná. Ela orientará a respeito da retificação de nome e gênero nos documentos pessoais e auxiliará no atendimento ao público. Também participarão da ação a Secretaria da Segurança Pública e as organizações da sociedade civil (OSCs) Grupo Dignidade e Aliança Nacional LGBT.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini