Atualização

Após quatro dias de internação, Sônia Guajajara recebe alta de hospital em SP

Segundo boletim divulgado pelo InCor, ministra deve seguir afastada do trabalho pelos próximos dias

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Sônia Guajajara está à frente do MPI desde janeiro de 2023 - Apib/Divulgação

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara (PSOL-SP) recebeu alta nesta terça-feira do Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde estava internada desde a última sexta (26). De acordo com boletim médico divulgado pela instituição nesta tarde, ela deverá continuar de licença do trabalho nos próximos dias. A mandatária foi colocada em observação depois de se sentir mal durante uma agenda oficial do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

“O quadro clínico evoluiu bem e os resultados dos exames de rotina mostram estado de saúde bom e estável. A paciente dará continuidade ao tratamento ambulatorial, devendo ficar afastada das atividades laborais nos próximos dias”, informa a nota, ao indicar ainda que a alta foi assinada pelos cardiologistas Sergio Timerman e Iascara Wozniak de Campos. Guajajara estava sob os cuidados do Instituto do Coração (InCor), uma das células de atendimento do Hospital das Clínicas, que é vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 

A ministra havia se internado após verificação de alteração na pressão arterial na sexta. Inicialmente, ela foi atendida no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade pública localizada no Plano Piloto de Brasília, onde fez os primeiros exames clínicos. Horas depois foi transferida para o estado de São Paulo, motivo pelo qual desmarcou compromissos oficiais previstos para o último final de semana.

Sônia Guajajara é considerada uma das principais porta-vozes da agenda dos povos indígenas no país e está à frente do MPI desde janeiro de 2023, quando o presidente Lula (PT) tomou posse para cumprir o terceiro mandato e criou a pasta. Antes disso, ela atuava na coordenação-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), da qual se afastou para assumir o cargo no governo. Sônia é também deputada federal pelo estado de São Paulo, mas está temporariamente licenciada do mandato para atuar no ministério.

Edição: Matheus Alves de Almeida