Desastre

Incêndios florestais no Chile atingem comunidades e causam destruição e mortes

Altas temperaturas e vento forte dificultam o combate; mais de 90 focos foram registrados

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Incêndios atingiram comunidades e causaram destruição e mortes - © Javier Torres / AFP

Dezenas de pessoas morreram e pelo menos 43 mil hectares de vegetação foram consumidos pelo fogo nos mais de 90 incêndios florestais que atingem a província de Valparaíso, no Chile, desde sexta-feira (02). As chamas chegaram às regiões de Viña del Mar, Quilpué, Villa Alemana e Limache.

De acordo com informações do Comitê de Gestão de Riscos e Desastres do país, 19 óbitos foram registrados e 15 vítimas já foram identificadas. Uma delas é um jovem de 17 anos. O Presidente Gabriel Boric decretou estado de emergência e o governo estabeleceu toque de recolher para organizar a retirada de famílias dos locais.

As altas temperaturas e o vento dificultam o trabalho dos bombeiros. Segundo as autoridades, 29 focos estão em combate e 40 foram controlados. O fogo atingiu comunidades e regiões turísticas.

Ainda não há informações sobre a origem dos incêndios, mas as investigações não descartam a possibilidade de fogo intencional. Na semana passada, um relatório da Corporação Nacional Florestal do país apontou que 28% dos incidentes registrados no ano passado foram propositais. 72% foram causados por negligência, como o mal uso de maquinário durante ondas intensas de calor.

O colapso ecológico sobre o qual fomos avisados começou

Em Achupallas, região periférica de, Viña del Mar, as casas foram completamente destruídas. O centro da cidade também foi atingido e as equipes de segurança estão em alerta para que a ocorrência de chamas na zona industrial.

Por volta das16h30 (horário de Brasília), a imprensa chilena noticiou uma explosão em um depósito de gás no setor de Limonares, que também fica em Vinã Del Mar. O governo do país informou que os dados registrados até agora devem aumentar nas próximas horas.

Mais de 90 aeronaves estão mobilizadas para combater os incêndios. Mais de 52 evacuações já foram realizadas. O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres está emitindo alertas em tempo real pelas redes sociais.

Com informações de agências de notícias chilenas.

 

Edição: Camila Salmazio