retrocesso

'Cruzada contra mulheres': médica antiaborto deve assumir hospital referência em interrupção da gravidez em SP, diz revista

De acordo com a Carta Capital, nomeação de candidata derrotada à Alesp já foi decidida pela prefeitura

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Atendimento às meninas e mulheres que têm direito ao aborto legal no hospital está suspenso por decisão da prefeitura de Ricardo Nunes desde dezembro do ano passado - Prefeitura de SP

Uma médica militante antiaborto será a diretora do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, unidade de saúde de São Paulo (SP) especializada no serviço – atualmente interrompido – de aborto legal. Marcia Tapigliani, candidata derrotada a uma vaga na Assembleia Legislativa do estado nas eleições de 2022, é filiada ao PL e teve como plataforma eleitoral o "direito à vida". A informação é da revista Carta Capital e ainda não foi publicada em Diário Oficial. 

O atendimento às meninas e mulheres que têm direito ao aborto legal no hospital está suspenso por decisão da prefeitura de Ricardo Nunes desde dezembro do ano passado. A unidade era a única do estado especializada na interrupção de gestações com mais de 22 semanas. 

A Justiça expediu três liminares para a volta do funcionamento do serviço de aborto legal na unidade, mas nesta segunda-feira (5) a prefeitura conseguiu uma liminar para manter a suspensão. 

Vera Soares, integrante da Marcha Mundial de Mulheres em São Paulo, classifica a decisão como parte de uma "cruzada contra mulheres". "É um castigo que o prefeito [Ricardo Nunes (MDB)] está impondo desde dezembro para meninas e mulheres de São Paulo que sofreram violência sexual", diz. 

Ela lembra que as denúncias de violência sexual vêm aumentando no país. "Os dados de aumento de estupros são assustadores, especialmente contra crianças e adolescentes", afirma. 

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que  o número de estupros contra vulneráveis subiu de 52.057 em 2021 para 56.820 em 2022, um aumento de 9,1%. 

A integrante da Marcha afirma ainda que um serviço especializado em interrupções de gestações com mais de 22 semanas é importante por conta das dificuldades de acesso. "Mulheres e crianças que precisam do aborto enfrentam sucessivas barreiras para acessar esse direito, o que leva a situações de prolongamento da gravidez", explica.

O ataque da gestão Nunes ao direito ao aborto deve ser compreendido dentro de um contexto maior, diz Vera. "A perseguição ao direito ao aborto vem se acirrando nos últimos anos. Isso faz parte da pauta da extrema direita, que foi derrotada nas eleições de 2022, mas querem mostrar que estão vivos", acredita. 

Procurada, a Secretaria de Saúde da prefeitura de São Paulo não respondeu até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação do órgão.

Edição: Rodrigo Durão Coelho