Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Opinião

LUTA PELA TERRA

Sepé Tiaraju, um herói que ainda conduz seu povo

Os Mbya Guarani afirmam que ele fora elevado ao alto dos céus, onde se tornou um facho de luz a irradiar os caminhos

07.fev.2024 às 13h07
Porto Alegre
Walmaro Paz

Herói que se tornou símbolo de resistência é reverenciado por indígenas Mbya Guarani, camponeses sem terra e trabalhadores - Reprodução/CNBB

A história oral contada pelos guaranis diz que a luz da lua crescente é o brilho lunar de seu líder Sepé Tiaraju, iluminando o caminho para os seus soldados enfrentarem os colonialistas destruidores. Segundo a lenda, o seu cacique, o corregedor de São Miguel, nasceu com um lunar gravado na testa que nas noites de lua crescente e cheia se iluminava mostrando o caminho para seus soldados.

:: Retomados os trabalhos da comissão pró-beatificação e canonização de Sepé Tiaraju ::

Nesta quarta-feira (7) completam-se 268 anos que morreu Sepé Tiaraju, numa localidade de São Gabriel (RS perto do local da Batalha de Caiboaté. Lá foram dizimados 1.500 guaranis que lutavam em defesa de sua terra, suas culturas agrícolas e seu gado, resistindo aos exércitos português e espanhol, num dos primeiros genocídios de nossa história. A história oficial chama de batalha, prefiro chamar de massacre, houve apenas dez baixas entre os exércitos conquistadores.

No começo de 1756, quando 4 mil soldados se aproximavam pelo sul, liderados pelos governadores de Buenos Aires (José de Andonaegui) e do Rio de Janeiro (Gomes Freire), Sepé estava na região de São Gabriel para comandar a resistência. Experimentado, ele sabia não ser possível combater frontalmente o inimigo, muito mais poderoso. Preferia utilizar táticas de emboscada. Uma dessas escaramuças foi-lhe fatal. Depois de provocar as forças ibéricas, os indígenas saíram em disparada, para se esconder no mato. Sepé estava quase lá quando ocorreu o famoso e trágico tropeço de seu cavalo. 

Segundo historiadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Caiboaté, menos de um mês depois do massacre, um cacique fez erguer uma cruz de madeira no alto da coxilha, com inscrições em guarani: “A 7 de fevereiro morreu o corregedor Sepé Tiaraju, num combate que houve num sábado. A 10 de fevereiro, numa terça-feira, feriu-se uma grande batalha em que pereceram, neste lugar, 1.500 soldados e seus oficiais, pertencentes aos Sete Povos do Uruguai. A 4 de março mandou D. Miguel Mayrá fazer esta cruz pelos soldados”.

Depois do covarde massacre, o corpo de Sepé Tiaraju desapareceu, mas os Mbya Guarani afirmam que ele fora elevado ao alto dos céus, onde se tornou um facho de luz a irradiar os caminhos dos sobreviventes de seu povo, que caminham constantemente na busca da Terra Sem Males.

Para os guaranis, seus heróis não morrem, “são vistos pela última vez”. Os caciques e pajés que chegam naqueles locais para reverenciá-los ainda conseguem rever as batalhas e sua liderança num cavalo rumo ao céu. O grito “Esta terra tem dono, nos foi dada por Nhandeju para que a cuidássemos e alimentássemos nosso povo” ainda agora é ouvido da boca de milhares de camponeses sem terra e trabalhadores, para quem a terra não é mercadoria, mas uma mãe, encarregada de nutrir seus jardineiros. Um cacique uma vez falando aos brancos disse: “vocês vendem a sua mãe, alugam sua mãe, envenenam sua mãe, ferem sua mãe fazendo-a produzir coisas ruins”.

Sepé Tiaraju torna-se presença nas lutas de hoje. Assim afirmam os líderes espirituais Mbya Guarani, quando, todos os anos, lembram e celebram a sua memória e de suas e seus guerreiros e guerreiras.

O passado sangrento daquela época se assemelha ao genocídio de hoje, quando terras são invadidas e devastadas por milicianos, garimpeiros, fazendeiros, grileiros e empresários especuladores de riquezas. 

Embora os católicos agora estejam querendo canonizar Sepé, há centenas de anos ele já é considerado santo para os seus irmãos originários, e para os pobres do Rio Grande do Sul. Não foi por acaso que a cidade de São Sepé ganhou este nome. A religiosidade popular sabe a quem santifica.

* Walmaro Paz é jornalista

** Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.


Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Multilateralismo

O que esperar do próximo Fórum Celac-China e da visita de Lula a Pequim 

Efeito estufa

Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre

AMPLIAR O CONGRESSO?

Dos 12 deputados da Paraíba, só um votou contra projeto que amplia número de cadeiras na Câmara dos Deputados

FALTA DE SEGURANÇA

Morte de passageiro em metrô é resultado da privatização da Linha 5-Lilás, diz presidenta do Sindicato dos Metroviários de SP

Economia Solidária

Festa de Dia das Mães da Economia Solidária acontece neste sábado (10), em Curitiba

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.