Formação

Curso de capacitação de lideranças para o desmatamento zero até 2030 oferece bolsas integrais

Inscrições para o G-DeZ encerram-se na próxima quinta-feira (22); critérios para bolsa incluem diversidade e impacto

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Jornada quer formar lideranças que possam atuar na aplicação de políticas e ações - Victor Moriyama/Greenpeace Brasil

Terminam na próxima quinta-feira (22) as inscrições para primeira edição do G-DeZ, formação para lideranças comprometidas com a meta de desmatamento zero na Amazônia até 2030. De março a outubro, um grupo reconhecido de especialistas vai debater as possibilidades de atuações pautadas com esse objetivo. 

São cem vagas ofertadas, com prioridade para quem atua diretamente em ações e movimentos de controle da destruição das florestas. A organização do curso vai oferecer vinte bolsas integrais e trinta parciais a partir de critérios como representatividade de gênero, etnia, social e territorial, potencial de contribuição para a meta e restrições econômicas. 

Voltada para pessoas atuantes no judiciário, legislativo, executivo, setor privado, acadêmico e na imprensa, a jornada pretende formar profissionais que possam contribuir com planejamento, aplicação, monitoramento e análise de políticas públicas e ações de organizações privadas.

Ao longo das 72 horas de aula, o curso será dividido em cinco eixos temáticos: Contexto, Jurídico & Legal, Governança, Economia Verde e Monitoramento & Avaliação. A metodologia será baseada em ações e experiências já colocadas em prática. 

A aula inaugural será comandada pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Além dela, 30 especialistas participam do projeto. Na lista, estão nomes como a presidenta da Funai, Joênia Wapichana, a urbanista e advogada Suely Araújo e a pesquiadora sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Thelma Krug.

A coordenação pedagógica está a cargo do advogado socioambiental, André Lima, atual secretário extraordinário de Controle do Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A jornada é organizada pelo Centro de Aprendizagem e Cultura Imaflora (CACUÍ).

Clique aqui e saiba mais 

Edição: Matheus Alves de Almeida