balanço

Estado do Rio de Janeiro registrou 20% menos crimes de rua durante o Carnaval - 24

Segundo a Polícia Civil, foram abertas 600 investigações com foco em credenciais falsas e venda ilegal de ingressos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Carnaval Rio
Governo do Rio considerou que o período festivo foi um dos mais seguros dos últimos tempos - Nelson Perez/Riotur

Após os festejos, o governo do Rio divulgou um balanço da segurança pública e operações especiais realizadas durante o carnaval. Houve uma redução de 20% dos crimes de rua (furto e roubos a pedestres) em comparação ao mesmo período do ano passado, e um aumento de 34% das prisões em flagrante.

Outro destaque foram os pedidos de medida protetiva. Os pedidos feitos por mulheres vítimas de violência aumentaram 5% durante os dias de carnaval. Os dados foram detalhados nesta quinta-feira (15) em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Leia mais: 

O governador Cláudio Castro (PL) enfatizou a importância de campanhas contra o assédio sexual. "O aumento de pedidos de medidas protetivas demonstra que as mulheres estão se sentindo mais seguras para pedir ajuda às forças de segurança estaduais. Isso também é resultado da nossa campanha de conscientização “Ouviu um não, respeite a decisão”. Podemos comemorar os acertos deste ano e repetir nos próximos", disse.

No período do carnaval, 423 pessoas foram presas, dentre as quais sete detenções tiveram auxílio do sistema de reconhecimento facial. As ações resultaram na apreensão de 75 armas de fogo, incluindo sete fuzis. Segundo a Polícia Civil, foram abertas 600 investigações com foco no combate a credenciais falsas e a venda ilegal de ingressos.

A Defesa Civil atendeu mais de 5 mil ocorrências. Na Sapucaí, cerca de 500 bombeiros foram posicionados ao longo do desfile e na área de dispersão. Já a Cedae forneceu mais de 1,3 milhão de copos d'água, totalizando 267,2 mil litros de água potável. A Operação Lei Seca abordou 4.616 motoristas, dos quais 936 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool em todo o estado.

Ocupação hoteleira

A ocupação hoteleira no estado alcançou uma média de 81%, com destaque para os municípios de Miguel Pereira (93%) e Teresópolis (90%), na Região Serrana, e Cabo Frio (89%), na Região dos Lagos, liderando as taxas de ocupação. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).

Na capital fluminense, a associação HotéisRIO registrou uma média de 87% de ocupação nos quartos durante o carnaval, destacando a alta procura em áreas como Botafogo/Flamengo, Ipanema/Leblon e Copacabana/Leme.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita