Repercussão

Após ordem do governador, polícia gaúcha vai investigar abordagem a motoboy negro esfaqueado

Vídeo de abordagem que chocou transeuntes neste sábado (17) foi divulgado nas redes sociais

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Brigadistas imobilizam motoboy que foi agredido por homem branco em Porto Alegre (RS) - Reprodução/Twitter

Após uma ordem do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a Corregedoria da Brigada Militar vai investigar a abordagem da polícia gaúcha que, neste sábado, (17), deteve um motoboy negro que foi esfaqueado na rua. Apesar de ter sido vítima de agressão, ele foi levado por brigadistas militares acusado de desacato a autoridade. 

O caso chamou a atenção e causou revolta entre as pessoas que estavam nas imediações do local, já que, em um primeiro momento, a Brigada Militar (nome da Polícia Militar no Rio Grande do Sul) não teria abordado o agressor, que pôde retornar para o apartamento onde mora e guardar a faca, segundo relatos nas redes sociais.

O episódio ganhou repercussão nas redes graças a um vídeo postado pelo professor Renato Levin Borges, de 40 anos, em seu perfil no X/Twitter retratando o ocorrido. Tanto o agressor quanto o motoboy negro acabaram sendo levados pela polícia para prestar depoimento e liberados depois. 

Com a repercussão do caso, o governador Eduardo Leite foi às redes sociais anunciar que havia determinado à Corregedoria da Brigada Militar a abertura de uma sindicância para ouvir todos os envolvidos na abordagem. 

Após a determinação do governador, a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul divulgou nota, às 22h48 de sábado informando sobre a abertura da sindicâncias e as investigações da Polícia Civil. 
 
"A Polícia Civil registrou dois boletins de ocorrência – um por lesão corporal e outro por abuso de autoridade – e investigará os casos por meio de novos depoimentos de testemunhas e análise das imagens", diz trecho da nota. 

Racismo perverte as instituições, diz Silvio Almeida

Após o ocorrido, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida afirmou neste domingo (18) em seu perfil oficial no X/Twitter que o episódio retrata como o racismo "perverte" as instituições no país e anunciou que irá, junto com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, entrar em contato com as autoridades gaúchas e ajudar na construção de políticas de combate ao racismo:

 

Edição: Thalita Pires