zona leste de sp

Pré-inauguração de Sacolão Popular do MST ocorre neste sábado (24) na Zona Leste de São Paulo; participe

Espaço foi criado para oferecer produtos da reforma agrária popular a preços acessíveis fora da região central da cidade

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Pré-inauguração contará com almoço feito pela chef de cozinha Leila D'Barsoles - Milena Polini / MST

A pré-inauguração do Sacolão Popular Irmão Pedro Betancour, que vai oferecer produtos da reforma agrária popular na Zona Leste de São Paulo, acontece neste sábado (24). O evento, aberto ao público, vai contar com manifestações culturais e políticas e com um almoço.

Com sede à rua Siqueira Cardoso, 297, na região da Mooca, o sacolão vai oferecer produtos a preços acessíveis. O espaço é fruto de uma parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Pastoral do Povo de Rua.

"A proposta do sacolão é comercializar alimentos da reforma agrária popular na cidade com um preço acessível, com uma diferença do Armazém do Campo, que está localizado no centro: a ideia do sacolão é estar em um espaço mais periférico, que não seja tão central, e conseguir baixar os preços", destacou Milena Felipe Polini, integrante do MST e coordenadora da Rede Armazém do Campo.

O espaço receberá diversas atividades, como uma escola de sorvete e uma cozinha solidária. Como essas atividades ainda não estarão funcionando definitivamente, o evento deste sábado está sendo chamado de "pré-inauguração", mas já a partir de segunda-feira (26) os produtos serão oferecidos ao público.

O almoço deste sábado, que marca a abertura do espaço, terá, entre as opções, um nhoque de raízes feito pela chef de cozinha Leila D'Barsoles. Nos últimos dias ela conduziu uma oficina com voluntárias e voluntários que aprenderam a receita para ajudar na preparação.

"A gente tem expectativa de que, dando certo, [o sacolão] seja um modelo para a gente formular políticas públicas em relação ao acesso à alimentação saudável e distribuição de alimentos. Não só isso, mas também um incentivo aos pequenos agricultores agricultores, da agricultura familiar, a acessarem políticas públicas para o desenvolvimento da produção nos territórios", complementou Milena Polini.

Irmão Pedro Betancour

O sacolão homenageia um missionário nascido nas Ilhas Canárias, território espanhol, que foi fundador da primeira ordem religiosa das américas e dedicou a vida à atenção às pessoas mais pobres no século 17. Pedro Betancour criou um projeto de saúde e educação para o povo da região da Guatemala, na época sob domínio colonial espanhol. Ofereceu educação gratuita a crianças e adultos, sem distinção de origem ou cor da pele. Foi reconhecido mais tarde como santo pela igreja católica.

Edição: Matheus Alves de Almeida