Movimentos populares

Copa de Futebol e Feira da Reforma Agrária do MST no Ceará acontecem em março

A competição promete reunir mais de 3,3 mil atletas nas categorias masculina e feminina

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
'A Copa é um espaço de trocas, acesso ao esporte e, principalmente, ao lazer', diz coordenador da 3ª edição da Copa - Foto: Comunicação MST

Desde o início deste mês, os assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), assim como seus times de futebol, estão em plena atividade. Preparam-se para a Copa e a Feira da Reforma Agrária do estado.

Com início marcado para o dia 16 de março, no estádio municipal Juvenal Melo, em Crateús (CE), a competição promete reunir mais de 3,3 mil atletas, tanto na categoria masculina quanto na feminina, representando times de todas as regiões do Ceará.

Coordenador da 3ª edição da Copa da Reforma Agrária, Denilson Alves ressalta a importância do evento para as famílias assentadas e acampadas. "A Copa é um espaço de trocas, acesso ao esporte e, principalmente, ao lazer. É sempre um desafio para garantir políticas públicas que possibilitem esse acesso. Este ano, a Copa traz um diferencial com a realização da Feira da Reforma Agrária, onde, além dos jogos, teremos a venda de produtos diretamente da produção das famílias sem-terra para aqueles que desejam experimentar alimentos saudáveis, adquirir artesanatos e uma variedade de produtos da terra de diversos cantos do estado."

Representante da Secretaria de Esporte do Estado do Ceará, Roberto Cesar destaca a Copa como uma valiosa conquista do MST, em especial, das famílias assentadas e da juventude. "Estamos comprometidos em facilitar este processo e estamos à disposição para transformar essa conquista de vocês em um espaço de promoção da cidadania através do esporte."

A realização da Copa e da Feira da Reforma Agrária é uma parceria com a Secretaria de Esporte, executada pela Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (ACACE), com o apoio do Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem-Terra (MST).

O MST e a relação com o futebol

O futebol desempenha um papel fundamental na vida cotidiana das famílias acampadas e assentadas. Uma das primeiras atividades de estruturação nas ocupações de terra são os campinhos de futebol, que proporcionam espaço de lazer e entretenimento para as crianças "sem-terrinhas" e para a juventude. O futebol também é um espaço de fortalecimento da organização política.

A experiência da Copa da Reforma Agrária do Ceará é resultado de outras iniciativas importantes espalhadas pelos Assentamentos e Acampamentos em todo o Brasil, como o exemplo do Campeonato da Reforma Agrária no Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e outros estados.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Francisco Barbosa