MOBILIZAÇÃO

Comunidade LGBT+ de BH convoca protesto após retirada de adesivo do Centro de Referência

Convocado sob lema 'Em defesa das nossas cores', ato cobra respeito e igualdade

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Adesivio foi retirado após pressão de deputados de extrema direita - Foto: reprodução

O Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG) convocou para esta terça-feira (27) um ato em frente ao Centro de Referência LGBT+ (CRLGBT) de Belo Horizonte. Com o lema "Em defesa das nossas cores", a mobilização vem como resposta à retirada do adesivo que representava a comunidade na fachada da instituição. O protesto acontece a partir das 17h30, no centro da capital mineira.

Na última semana, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) retirou o adesivo da fachada do Centro de Referência LGBT após pressão de vereadores de extrema direita.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

Após a polêmica, Rosilene Cristina Rocha pediu exoneração no cargo de Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. Como substituto interino, o prefeito nomeou Josué Costa Valadão para a chefia da pasta. As decisões foram confirmadas pelo Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (27).

Em resposta à medida da prefeitura, o Cellos-MG protocolou uma denúncia para a comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e outra para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).  

Em vídeo publicado no perfil do Cellos-MG no Instagram, o presidente da entidade, Maicon Chaves, pediu que o prefeito Fuad Noman (PSD) se reúna com a entidade para debater as políticas públicas para a comunidade LGBT da capital mineira. E convocou sindicatos, coletivos, movimentos sociais e a população em geral para a manifestação por respeito, igualdade e contra a LGBTfobia. 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Leonardo Fernandes