Eleições 2024

Parlamento da Venezuela finaliza documento com 27 datas possíveis para eleições presidenciais

Deputados não divulgaram as propostas dos dias e meses; texto será entregue para o Conselho Eleitoral na sexta-feira

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Nove grandes reuniões da mesa de diálogo resultaram em 500 propostas e no documento final - Assembleia Nacional da Venezuela

A Assembleia Nacional da Venezuela terminou nesta quarta-feira (28) o documento com 27 propostas de datas para as eleições de 2024. Segundo o presidente da Casa, Jorge Rodríguez, o texto foi assinado por 152 pessoas, sendo especialistas, políticos de diferentes partidos e representantes de vários setores da sociedade e será entregue para o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na sexta-feira. 

Ainda de acordo com o deputado, o resultado das nove grandes reuniões da mesa de diálogo resultaram em 500 propostas e um texto de “consenso nacional”. O órgão eleitoral venezuelano será responsável por escolher a data do pleito e definir o calendário. No entanto, os deputados não divulgaram quais são as datas propostas no documento.

Em seu discurso, Rodríguez pediu “imparcialidade” dos observadores e disse que o sistema eleitoral automatizado venezuelano é um dos mais “eficazes” do mundo. Ele também disse que o documento faz parte do desenvolvimento do acordo de Barbados, assinado em outubro de 2023. No acordo, governo e um setor da oposição concordaram que o pleito deve ser realizado no segundo semestre de 2024 e contará com missões de observação da União Europeia, do Centro Carter e da Organização das Nações Unidas (ONU).

::O que está acontecendo na Venezuela?::

A mesa de diálogos, no entanto, será mantida para discutir também as eleições regionais de 2025. O presidente da Casa ressaltou também a abrangência do texto.

“O documento tem todas as garantias eleitorais, propostas que vão desde auditorias extensas, auditorias ao registro eleitoral, ao sistema eleitoral, ao material eleitoral, às urnas, zero minutos no início da eleição, auditorias quentes durante o processo, e as auditorias incluíram verificação manual de 55% das tabelas”, explicou Rodríguez.

O deputado afirmou também que haverá uma campanha de Registro Eleitoral para as pessoas que não estão inscritas no CNE ficarem aptas a votar ainda em 2024.

A mesa de diálogos foi aberta em 5 de fevereiro. Durante 23 dias, partidos políticos, especialistas e integrantes do Conselho Nacional Eleitoral discutiram e apresentaram propostas para um calendário eleitoral e os procedimentos para o pleito deste ano.

Edição: Lucas Estanislau