A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) receberá o lançamento do livro 'Lenin: Um século depois, teoria e história', da editora Anita Garibaldi, nesta sexta-feira (1º), em Porto Alegre. O evento acontecerá no auditório da entidade (Avenida Borges de Medeiros, 915, bairro Centro Histórico), em Porto Alegre, a partir das 19h.
:: 100 anos da morte de Lenin: qual o legado do líder da Revolução Russa? ::
Realizado pela Fundação Maurício Grabois, contará com a presença do jornalista Osvaldo Bertolino, um dos organizadores da obra, e do historiador e coautor Raul Carrion. Interessados em participar devem confirmar presença por meio do link.
A publicação, que busca contar a história e a obra de Lênin na União Soviética, é constituída por um conjunto de textos produzidos por acadêmicos, pesquisadores, historiadores e jornalistas, inclusive de fora do Brasil.
A obra conta com 29 coautores e dois organizadores e tem o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) e da Juventude Pátria Livre (JPL). Além disso, o livro também conta com o suporte de Giovani Culau do Movimento Coletivo, da vereadora Biga Pereira (PCdoB), da deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB) e da deputada federal Daiana Santos (PCdoB).
:: De 1918 a 1924, os seis últimos anos de Lênin ::
De acordo com a editora, o livro é uma mostra do tamanho da obra de Vladimir Lênin. “O leitor encontrará aqui um leque de abordagens que o levará certamente a um aprofundamento do conhecimento da produção desse que é o principal teórico do marxismo na fase imperialista do capitalismo. Mesmo os que possuem familiaridade com a vasta obra de Lênin, certamente serão despertados para algum aspecto de sua teoria nesse conjunto de textos produzidos por acadêmicos, pesquisadores, historiadores e jornalistas, inclusive de fora do Brasil, alguns deles militantes comunistas.”