NA EUROPA

Portugal: direita tradicional vence eleição, mas precisará negociar para formar governo

Aliança Democrática, liderada por Luís Montenegro, e Partidos Socialista, de Pedro Nuno Santos, disputam liderança

|

Ouça o áudio:

Luís Montenegro é o favorito para se tornar o novo primeiro-ministro de Portugal - AFP

As eleições legislativas em Portugal, realizadas neste domingo (10/03), apresentaram um cenário de equilíbrio na cena política do país, as duas forças políticas mais tradicionais, a Aliança Democrática (AD), principal setor de direita e o Partido Socialista, ícone da esquerda local, disputando voto a voto a maioria dos votos e das vagas na Assembleia da República.

Após 99% das urnas apuradas, a frente conservadora reuniu 29,5% dos votos. Com isso, já elegeu 77 deputados e projeta superar a marca dos 80 parlamentares eleitos para a próxima legislatura.

Com essa votação, o setor espera fazer com que o novo premiê seja Luís Montenegro, líder da AD e do Partido Social Democrata (PSD) – a frente também é composta pelo Centro Democrático Social (CDS) e pelo Partido Popular Monárquico (PPM).

O Partido Socialista (PS), desta vez liderado por Pedro Nuno Santos, obteve 28,7% dos votos até o momento, garantindo 75 cadeiras na Assembleia, também com uma previsão de se aproximar da marca de 80 vagas.

Ainda assim, o partido perde a hegemonia que manteve durante os oito anos de mandato de António Costa – interrompidos em novembro de 2023, quando este renunciou ao cargo em meio a denúncias de suposta corrupção em licitações, caso que ainda está sendo investigado.

Apesar de faltar apenas 1% dos votos a serem apurados, o quadro não está decidido. Tamanho equilíbrio faz com que ainda seja possível até mesmo um cenário pitoresco, com um dos partidos obtendo a maioria dos votos e outro ficando com a maioria das vagas na Assembleia.

Seja como for, a composição de governo a partir desse resultado vai requerer negociações entre os partidos representados no parlamento.

Conformação de governo

A terceira maior votação da jornada foi a do partido de extrema direita Chega, que alcançou 18,1% dos votos e elegeu 46 parlamentares, além de manter a expectativa de chegar se aproximar dos 50 até o final da apuração. O partido obteve o melhor resultado eleitoral da sua história, reunindo mais de 1 milhão de votos.

Esse resultado coloca a legenda em posição de negociar com a AD, já que a direita tradicional precisará desses votos para alcançar o quórum mínimo de 116, necessário para formar maioria e consolidar a investidura de Montenegro como novo primeiro-ministro.

Por essa razão, o líder do Chega, André Ventura, publicou uma mensagem em suas redes sociais, ainda durante a apuração, dizendo que “a AD pediu uma maioria, os portugueses disseram-lhe que essa maioria é da AD e do Chega. Seria irresponsabilidade não haver uma união”.

Ainda assim, a conformação dessa maioria dependerá de uma série de negociações que terá início nesta segunda-feira (11/03). Nesse processo, vários acordos podem ser discutidos, inclusive uma inédita coligação entre a AD e o PS.

Os dois setores mantém uma tradicional rivalidade desde os Anos 90, similar ao que se via no Brasil entre os PT (historicamente alinhado com o PS) e o PSDB (alinhado com o PSDB). Porém, a recente aliança entre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o seu vice Geraldo Alckmin, nascida para impedir a reeleição de Jair Bolsonaro, pode ser um indicativo de que uma novidade pode acontecer também em Portugal.

Partidos menores

A quarta colocação também ficou com um partido de direita, a Iniciativa Liberal (IL), que obteve 5,1% e elegeu sete deputados até o momento.

Outras forças de esquerda tiveram sua pior votação em décadas: o Bloco de Esquerda (BE) obteve 4,5% dos votos e a Coligação Democrática Unitária (CDU), que incluiu o Partido Comunista Português (PCP), alcançou 3,2%, elegendo cinco e três parlamentares, respectivamente.